Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Teatro que leva o nome Aracy Balabanian já foi motivo de desgosto para a atriz, diz diretor

A vontade expressa da atriz veio após sua amiga e também atriz, Natália Timberg, falar que as condições do teatro eram precárias
Jennifer Ribeiro, Graziela Rezende -
teatro aracy balabanian
Reforma no Teatro só teve início em julho de 2022, após seis anos do espaço fechado - (Fotos: Nathalia Alcântara, Midiamax e TV Globo, Reprodução)

A atriz campo-grandense Aracy Balabanian, de 83 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (7), no , onde morou e atuou por muitos anos. Dona de uma carreira brilhante, Aracy carregava em seu coração um carinho enorme pela cidade em que viveu com sua família até os 10 anos, quando se mudou para São Paulo.

Como homenagem, na capital de , a atriz leva seu nome em um dos principais teatros da cidade, espaço, inclusive, que ela não teve oportunidade de ver pronto e em pleno funcionamento, já que o teatro, que fica no Centro Cultural José Octávio Guizzo, está em reforma desde 2016.

Porém, o que muita gente não sabe é que essa homenagem já foi motivo de desgosto para atriz, que pediu para que retirassem o nome dela do teatro. É o que afirma o ator, diretor e gestor público de , Vitor Samudio.

Aracy nunca vinha muito para Campo Grande, apesar de ter família residindo na cidade, tanto que sua última vinda foi em 2019, para prestigiar o casamento de uma sobrinha neta.

Mas, como conta Vitor, em 2014, a atriz Natália Timberg, amiga de Aracy, foi convidada para apresentar um espetáculo no Teatro Aracy Balabanian. Ao ver como o espaço estava, comentou com a atriz a situação, o que gerou grande desapontamento.

“Não chegou a formalizar”, explica Vitor, sobre o desgosto expresso da atriz. “Anos atrás, certa vez ela até solicitou que retirasse o nome dela do teatro devido às condições em que o teatro se encontrava”, conta.

“Ela morre sem presenciar como ficará esse teatro reaberto. Agora a reabertura do teatro deve ficar como homenagem póstuma”, lamenta o diretor.

Reforma começou em 2016

No dia 05 de maio de 2016, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul informava que o Teatro Aracy Balabanian ficaria fechado para uma reforma que duraria, no mínimo, seis meses.

No entanto, as obras não foram concluídas no tempo estimado. Após processo de demolição iniciado em julho de 2022, a previsão é que obra fosse entregue em abril de 2023, o que também não aconteceu. Isso porque, devido o volume de chuvas que atingiu Campo Grande naquele período, o projeto precisou ser novamente interrompido. A previsão é de que o espaço cultural seja entregue em setembro de 2023.

Segundo a assessoria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a reforma já está em mais de 60% da obra e a entrega está prevista para 2023.

Morte de Aracy Balabanian

A atriz Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7). Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ela foi diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro.

Aracy Balabanian não era vista em um projeto inédito desde 2019, quando fez uma participação especial de fim de ano da TV Globo, “A Magia Acontece”.

Campo-grandense, Aracy Balabanian tem origem Armênia. Seus pais vieram do país asiático em fuga do genocídio que ocorrera na região na década de 1930. Eles então fixaram residência na cidade, que antes pertencia ao Mato Grosso, e foi neste município que ela e seus irmãos nasceram.

Aos quinze anos, no entanto, mudou-se para com os sete irmãos. Por lá, seguiu carreira como atriz e fez grandes novelas, especialmente na TV Globo.

Teve destaque especial em “Rainha da Sucata”, como dona Armênia, e outras grandes tramas como “A Próxima Vítima”, “Da Cor do Pecado”, e “Passione”. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Ladrão invade casa de militar e furta bicicleta em apenas um minuto

Após morte de funcionários, Santa Casa vai reformular Projeto de Saúde Mental com direito a núcleo de acolhimento

Crianças estão entre principais vítimas da covid atualmente

Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação com foco em crianças e adolescentes

Gaby Spanic acusa peões de A Fazenda 17 de xenofobia e equipe da atriz fala em processo

Notícias mais lidas agora

Prefeito em MS usou rede de espionagem clandestina e quase ‘melou’ ação da PF contra narcotráfico

Operação Copertura mira esquema de fraude a licitações em Miranda e mais duas cidades de MS

Petição para intervenção do Consórcio Guaicurus vai aos terminais; saiba como assinar

Morre Jane Goodall, renomada pesquisadora de chimpanzés e da defesa ambiental

Últimas Notícias

Cotidiano

Dia do idoso: Baile reúne jovens +60 anos em busca de exercício físico e até um amor

Com muito forró, a festa na Rua Panambi Vera, Bairro Tijuca, começa às 15h e vai até às 21h todo sábado e domingo

Cotidiano

‘Envelhecer bem’: Mais do que hábitos saudáveis, longevidade exige articulação de fatores

Por mais que pareça, longevidade não resume-se à biologia: é resultado de escolhas individuais e coletivas

Polícia

Som alto gera desentendimento entre vizinhos e caminhão é incendiado no Paulo Coelho Machado

Durante a prisão, detido afirmou que som em volume elevado gerava incômodo nele e na mãe, que também reside no local

Cotidiano

Preço médio da gasolina é de R$ 5,60 em Campo Grande, mas valor do produto varia até R$ 0,16

O Midiamax preparou uma lista com os preços de diversos postos de Campo Grande