Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Sul-mato-grossense se muda para a Europa, descobre ‘galinha dos ovos de ouro’ em MS e decide voltar

Rio-pardense arrumou as malas e se mudou para Portugal em fevereiro, sem imaginar reviravolta que o faria querer voltar correndo para Mato Grosso do Sul
João Ramos -
galinha dos ovos de ouro (1) (1) ribas ordinário
Charlin Castro vive em Portugal, mas é responsável pela página mais acessada de Ribas - (Fotos: Arquivo Pessoal)

Ele criou uma página despretensiosa, na intenção de publicar memes. Pouco tempo depois, fez as malas, se mudou para Portugal e, quando já estava no país europeu, viu seu perfil bombar, a ponto de ganhar o dobro de somente com a página. Devido ao sucesso inesperado, o sul-mato-grossense já está agilizando sua volta para para cuidar de perto de sua “galinha dos ovos de ouro”.

Foi durante uma roda de amigos que Charlin Castro, de 31 anos, decidiu criar o já conhecido perfil “Ribas Ordinário” no Instagram. Inspirada na página “Recife Ordinário”, a “Ribas Ordinário”, segundo ele, nasceu com o intuito de “mostrar as coisas zoadas da cidade”. O que ninguém esperava é que o espaço para memes se tornaria um porta-voz da comunidade rio-pardense.

Charlin abriu a conta em outubro de 2022. Na época, ele trabalhava em uma agência de viagens em Ribas do Rio Pardo, lugar onde nasceu e cresceu. A vida foi seguindo e o rapaz continuou alimentando a página normalmente, até que uma oportunidade de se mudar para Portugal apareceu.

Recalculando a rota

Em fevereiro deste ano, apenas quatro meses após criar a “Ribas Ordinário” e com um alcance ainda modesto, Charlin fez as malas, deixou para e imigrou para o país europeu. Lá, se instalou e arrumou trabalho em um hotel. Só que, após a mudança de continente, o rio-pardense viu sua despretensiosa página explodir em MS e, por isso, precisou recalcular a rota. E os planos também.

“Não esperava que fosse tomar essa proporção que tomou. A gente começou a receber solicitações da comunidade, a página passou a ser um instrumento para que as pessoas pudessem ter voz na cidade. Eu jamais imaginava que algo que nasceu em uma roda de amigos, para postar coisas zoadas, iria desempenhar esse papel”, comenta Charlin em conversa com o Jornal Midiamax.

Em poucos meses, a “Ribas Ordinário” está prestes a alcançar a marca de 20 mil seguidores e virou referência estadual quando o assunto é a cidade. De Portugal, o sul-mato-grossense é, talvez, a pessoa mais bem informada de Ribas do Rio Pardo. De lá da Europa, o rapaz cuida da página e concilia o trabalho online com o serviço no hotel do qual é empregado.

“Hoje, nos tornamos uma empresa. A gente teve que se regularizar e fizemos tudo certinho. Depois, também criamos o site pra quem gosta de ler a informação completa. Também temos uma funcionária, que trabalha em Ribas. E isso porque, quando criei, o objetivo era só postar memes, fotos antigas da cidade, ajudar as pessoas a encontrarem parentes…”, relata o rio-pardense.

“Galinha dos ovos de ouro”

Por meio da página, ele ajuda a resolver os problemas dos moradores de Ribas do Rio Pardo diretamente de Portugal, fazendo ligações, cobrando autoridades e órgãos competentes, para que algumas situações caóticas enfrentadas pelos rio-pardenses sejam solucionadas.

Esse trabalho fez a diferença para quem é de lá e a disposição para agir em prol das pessoas trouxe resultados. O fato da população ter visto na “Ribas Ordinário” uma ferramenta de denúncias e da propagação de informações úteis alavancou os acessos e refletiu nos ganhos de Charlin, que começou a receber propostas de parcerias.

“Eu ganho com o Ribas Ordinário o dobro do que eu ganho na Europa. Por isso, eu vou voltar pra cidade, porque estou ganhando tudo isso estando longe, imagina estando lá, de perto”, diz ele ao MidiaMAIS.

Além da página no Instagram, Charlin também mantém quatro grupos no , com mais de 4 mil pessoas participando, enviando informações em tempo real. Desses espaços, ele tira muita coisa para alimentar o perfil oficial.

@charlin.viagens

Alegria do Sul-mato-grossense tomando um Tereré na Europa 😂😍🇵🇹

♬ som original – Charlin Castro

Sem arrependimento e destino traçado

E, precisando administrar essa rotina com o trabalho no hotel português, ele diz que não se arrepende de ter ido para a Europa. “É uma experiência diferente, e eu também não tinha como imaginar a proporção que a página ia tomar”, afirma.

A viagem de volta para Ribas do Rio Pardo, até o momento, está prevista para dezembro. Além disso, o rio-pardense, que já tem formação de curso técnico em turismo, pretende cursar jornalismo ou publicidade e propaganda quando retornar ao para cuidar de sua “galinha dos ovos de ouro”.

ribas ordinário  galinha dos ovos de ouro
Grupos no WhatsApp – (Foto: Arquivo Pessoal)
@charlin.viagens

Como é a vida do imigrante que realmente trabalha aqui na Europa 😂🇵🇹🇧🇷 @brazukas.pt #Portugal #BrasileirosPortugal #ImigranteBrasileiro #BrasileirosEuropa

♬ som original – Charlin Castro

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mato Grosso do Sul deve ganhar 665 novos reservatórios de água para atender famílias assentadas e quilombolas

avião

Monomotor faz pouso de emergência na BR-101 de Santa Catarina

Estudantes de Mato Grosso do Sul vão representar o país na maior feira de ciência do mundo 

Petistas da CNB se reúnem em Campo Grande para definir apoio em eleição de diretório

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Vídeo: Pitbull fica em pele e osso após ser abandonado por tutores

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Homem se pendura em poste para furtar fios de energia

Flagra foi registrado no bairro Guanandi II

Política

TJ-MS derruba decisão que rejeitava ação contra ex-prefeito e 11 ex-vereadores de Lada´rio

A apelação pede indenização de R$ 1 milhão; a ação popular tocada por advogado questionou verba indenizatória ofertada aos parlamentares

Cotidiano

Prefeitura de Dourados emite alerta de golpe com uso de brasão do município

Golpistas aplicam o Brasão do município de Dourados em anúncios pagos nas redes sociais oferecendo cursos de capacitação para o mercado de trabalho e até para atrair vítimas para apostas online

Política

Defesa de Lucas de Lima fala em ‘perseguição’ do PDT ao rejeitar volta ao partido

Deputado afirma que confia na justiça e que não violou nenhuma norma legal