Saudade dos filmes de faroeste? MIS-MS terá exibição gratuita nesta terça-feira
Quem for ao local, às 19h, vai matar a saudade de assistir cowboys valentes, pistoleiros montados em seus cavalos, índios, bandidos, foras da lei, caçadores de recompensas, colonos, belas mocinhas e xerifes do velho Oeste
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O filme “Os brutos também amam”, que remete a era de ouro do “Western”, será exibido nesta terça-feira (18), de forma gratuita, no MIS-MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
Quem for ao local, às 19h, vai matar a saudade de assistir cowboys valentes, pistoleiros montados em seus cavalos, índios, bandidos, foras da lei, caçadores de recompensas, colonos, belas mocinhas e xerifes do velho Oeste.
O MIS-MS, em parceria com o coletivo de cinema “A Boca Filmes”, está com a mostra temática “Era uma vez o faroeste”, oferecendo seis sessões ao público, de filmes variados gênero e que mostram relevantes estilos, diretores, épocas e regiões nos quais esse tipo fílmico se desenvolveu.
O filme exibido nesta terça (18) é um documentário de cerca de duas horas, de George Stevens, gravado nos Estados Unidos. Haverá também uma apresentação antes do filme e um debate no final.
Sinopse
O filme conta a história do filho de humildes rancheiros, que passam a idolatrar o gentil e muito hábil pistoleiro Shane (Alan Ladd). Ele, um forasteiro na cidade, ajuda o grupo de pequenos colonos a defender suas terras de capangas a serviço de um barão do gado.
O cinema ‘Western’ ou faroeste começou a se tornar popular a partir da década de 1930 e se tornou um gênero recorrente em Hollywood. Muitas vezes, os filmes estão situados em territórios inexplorados ou indisciplinados sob a ameaça latente de ataque dos índios, ou cidades sem lei, onde os bandidos aterrorizam a população.
Nos filmes de western predominam dois tipos de ambientação: o do Oeste selvagem e o do Oeste da passagem para o século XX. Nessa segunda abordagem, pode ser citado o famoso e cultuado “Meu ódio será tua herança”, no qual aparecem algumas tecnologias em seu início, como os primeiros carros, telégrafos, locomotivas e até aeroplanos.
Em Butch Cassidy, Paul Newman experimenta uma bicicleta numa cena famosa. É comum a escolha dessa segunda ambientação por parte dos diretores e artistas, com o sentido de se fazer uma analogia ao fim do apogeu do Western como gênero cinematográfico, ou mesmo o de alguns dos próprios artistas.
Quem faz parte da Boca Filmes?
A Boca Filmes é um coletivo formado por ex-estudantes do curso de graduação em Audiovisual da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Desde a sua criação, em 2022, vem produzindo diversos eventos culturais na Capital e está, ininterruptamente, com ciclos de cineclubes temáticos e projetos de ensino, sendo esta a segunda parceria com o MIS.
Serviço: O MIS-MS fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, número 559, 3º andar. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9139.
*Com informações da assessoria
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Estudante perde vestibular da UEMS por falha na gratuidade do transporte público em Campo Grande
Gratuidade foi determinada por lei municipal sancionada em 2023 com o objetivo de reduzir barreiras a estudantes
Ônibus capota em ribanceira no interior de Alagoas, deixando mortos e cerca de 20 feridos
Ônibus seguia em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontece o projeto “Pôr do Sol na Serra”
Homem limpava terreno quando encontrou cadáver no Jardim Columbia
O corpo do homem foi encontrado na tarde deste domingo (24)
Jovens de MS participam de celebração da Jornada Diocesana da Juventude 2024
Aproximadamente 1.900 hóstias foram preparadas para atender à grande demanda de participantes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.