Um reality criativo e 100% campo-grandense. Pioneiro no Brasil por ser o primeiro reality de marcenaria do país, o “Duelo de Marceneiros” começa a ter sua segunda temporada gravada nesta segunda-feira (4), na Capital sul-mato-grossense.

O programa nasceu em Campo Grande e teve a primeira temporada exibida em março deste ano no YouTube. Com o sucesso nas redes, a segunda temporada dá continuidade ao projeto idealizado pelo publicitário Raphael Duprat.

“Duelo de Marceneiros” coloca marceneiros para disputarem o prêmio de R$ 10 mil em compras na loja Leo Madeiras, especializada no nicho da marcenaria. Para levarem a bolada, os profissionais vão duelar entre si. Aqueles que fizerem as peças mais criativas e encantadoras aos olhos dos jurados vão para a final, que será decidida por meio de voto popular.

Apresentadores e jurados dando início às gravações nesta segunda - (Fotos: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax) Duelo de marceneiros reality show em campo grande
Apresentadores e jurados dando início às gravações nesta segunda – (Fotos: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

6 participantes disputam o Duelo de Marceneiros

Para esta segunda temporada, o “Duelo de Marceneiros” conta com seis participantes, sendo cinco moradores de Campo Grande e um marceneiro vindo de Curitiba, no Paraná. Para selecionar o elenco, a produção do programa divulgou a nova temporada na web no início de agosto e pediu para os marceneiros interessados que gravassem um vídeo dizendo por que merecem participar e ganhar o “Duelo”, e publicassem a gravação usando a hashtag #duelodemarceneiros.

Diante das inscrições virtuais, a produção selecionou os vídeos mais convincentes e formou um casting de peso, assim como na primeira temporada.

duelo de marceneiros reality show em campo grande
Participantes ainda serão devidamente apresentados ao público – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Como funciona o Duelo de Marceneiros

Raphael Duprat, criador do reality show, explica como funciona a dinâmica do “Duelo de Marceneiros”. “Um sorteio decide quem começa e a pessoa sorteada escolhe outro marceneiro para duelar. Durante esses três primeiros duelos, cada um tem um eliminado e um vencedor”, detalha ele.

Ao final dos três duelos, os jurados escolherão um dos três vencedores para ir direto para a final. Já o outro finalista será definido por meio de mais um duelo, a semifinal do programa.

“O telão sorteia qual peça eles devem fazer ali, na hora. Eles têm três horas para desenvolver essa peça e ganha aquele que for mais criativo dentro desse tempo e conseguir entregar, porque geralmente o desafio é esse de entregar dentro do tempo”, comenta o publicitário.

Participantes receberam instruções sobre equipamentos e materiais antes do início das gravações - (Fotos: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax) Duelo de marceneiros reality show em campo grande
Participantes receberam instruções sobre equipamentos e materiais antes do início das gravações – (Fotos: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Acabamento, geralmente, é uma etapa que demora muito. Por isso, segundo Duprat, esse é o desafio. “Então, tem que conseguir entregar. Todas as etapas iniciais têm jurados, mas a etapa final é decidida por votação popular. Por exemplo, o vídeo deles vai para o Instagram e aquele que tiver mais curtidas leva o prêmio. Então quem decide é o público”, explica.

As gravações começaram nesta segunda-feira (4) e vão até quarta-feira (6) em um galpão da marcenaria Staleiro Móveis Planejados, em Campo Grande. No entanto, a temporada só estreia no dia 2 de outubro, disponibilizando um episódio por semana.

No início de novembro, o último programa revelará o vencedor.

Por trás das câmeras enquanto todos se preparavam para o "gravando" - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)  Duelo de marceneiros reality show em campo grande
Por trás das câmeras, enquanto todos se preparavam para o “gravando” – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

“Gargalo que merecia ser explorado”, diz criador do Duelo de Marceneiros

Raphael Duprat, publicitário e empresário, e a sócia Karla Roa Giordano, são da agência RG Criações e Produções, responsável pela criação do “Duelo de Marceneiros”. De acordo com o empresário, “O ‘Duelo’ é só um primeiro projeto que estamos tirando do papel, de muitos que a gente vai tirar”.

Ao Jornal Midiamax, ele conta como nasceu este programa todo online, que acontece no YouTube, e é pioneiro: o primeiro reality de marcenaria do Brasil. “A ideia partiu do princípio que a gente sempre trabalhou para uma empresa de marcenaria e vimos um gargalo que merecia ser explorado”, conta.

“Esse universo da marcenaria, esses profissionais, estão muito ligados a plug-ins, aplicativos, plataformas. Pensei que a gente precisa mostrar isso para o público. Como o marceneiro raiz, que não tem acesso a essas plataformas, que não tem toda essa tecnologia à disposição, como ele se vira? Então, a ideia do nosso projeto é mostrar isso, o trabalho manual do marceneiro que tem que resolver o dia a dia dele na mão, no artesanal”, conclui.

Cores são sorteadas e, dependendo da peça, é mais difícil dar o acabamento - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Cores são sorteadas e, dependendo da peça, é mais difícil dar o acabamento – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Assim como na 1ª temporada, a apresentação da 2ª temporada está a cargo de Beto Carramanhos e Rita de Cássia, a mentora dos marceneiros:

Além deles, confira o corpo de jurados que ajudará a decidir quem vencerá o “Duelo de Marceneiros”:

Participantes recebendo instruções - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Participantes recebendo instruções – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Participantes recebendo instruções - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Participantes recebendo instruções – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Parte do cenário, montado em um galpão da marcenaria Staleiro Móveis Planejados - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)
Parte do cenário, montado em um galpão da marcenaria Staleiro Móveis Planejados – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)