Novata no carnaval de Campo Grande, mas desde sempre apaixonada pela festa popular, a secretária Isadora Costa, 30, vai abraçar este ano uma missão que exige muita resistência física. Ela vai desfilar como rainha de bateria da escola Unidos do Bairro Cruzeiro e como passista na Igrejinha, no mesmo dia.

As duas agremiações irão se apresentar na segunda-feira (20), na Praça do Papa, conforme definido em sorteio pela Lienca-CG (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande). Isah Costa, como é conhecida no carnaval, promete não parar de sambar durante os 60 minutos de desfile de cada uma. A sorte dela é que a Unidos do Bairro Cruzeiro desfila às 21h e a Igrejinha às 23h, e vai sobrar ao menos 1 hora para recarregar as energias.

Registro no carnaval de 2022, em Campo Grande, com fantasia que representou Oxum (Foto: acervo pessoal)

A passista e rainha participa de ensaios quase todos os dias, se dividindo entre as duas escolas de samba coração. Na primeira metade da semana está sambando na quadra de uma e, na outra metade, na quadra da outra. “Descanso só na segunda-feira”, conta. E Isah realmente não para, é sobrar um tempinho em casa para ela colocar uma música e ensaiar um pouco mais.

Preparo

Por enquanto, a secretária não conta com ajuda de profissionais para se preparar nutricional e fisicamente para o carnaval, mas é algo que planeja fazer. Ela se arrepende, inclusive, de ter seguido dietas perigosas para emagrecer até a data do desfile. “Entrei em uma dieta maluca em que eu comia só salada e bebia água, mas parei com isso. Estava sentindo fraqueza e meus amigos me alertaram. Agora, me alimento de forma regrada, mas com comida de verdade”, relata.

Ela não pratica atividades físicas com frequência, já que os ensaios acabam exigindo muito do corpo. Já a hidratação está ok. “Tomo muita água durante o dia, principalmente quando estou trabalhando”, afirma.

Nessa reta final para os desfiles, ela se preocupa em aprimorar a sincronia com as baterias, pegar as “paradinhas” dos sambas-enredo e rever as coreografias, em especial a criada para o desfile em que vai estar rainha de bateria.

Fantasia que usou no evento de lançamento do carnaval deste ano (Foto: acervo pessoal)

“Arrastei meu marido para o samba”

O marido de Isah Costa também vai desfilar. Ele estará no time da percussão da Unidos da Vila Cruzeiro, tocando tamborim. A esposa o influenciou a cair no samba. “Ele era do sertanejo quando a gente se conheceu. Falei para ele, na época: ‘eu já vou avisando que sou passista, uso roupa curta e amo samba’. Ele não se incomodou, tanto é que virou meu marido e arrastei para o samba“, lembra.

Isah e o marido têm duas filhas pequenas, Ise e Liz. As duas também frequentam as escolas de samba, aprendendo com os pais a levar adiante tradição e a resistência do carnaval de Campo Grande.

Primeiro convite

Antes de ser rainha e passista, Isadora precisou aprender a sambar dentro de uma escola de samba. Tudo começou na Igrejinha, há cinco anos. “Eu era travada para soltar o quadril e os braços, mas comecei a ver vídeos na internet. Uma amiga da escola foi me dando algumas aulas para que eu pudesse melhorar”, ela conta.

Hoje, Isah entende que sambar bonito não é tudo. Para participar de uma agremiação e desfilar, é preciso “ser carismático, humilde, estar em movimento com pessoal da comunidade e em sincronia com a bateria”, elenca.

Desfiles

Os desfiles das escolas de samba de Campo Grande serão realizados nos dias 20 e 21 de fevereiro, a partir das 21h, na Praça do Papa, que fica na Avenida dos Crisântemos, 457-559, Vila Sobrinho. Clique aqui para ler mais.