A política ainda impera sobre as discussões entre amigos, desconhecidos e familiares? Independente de qual lado, a venda de miniaturas de veículos caracterizadas como “kit picanha” e “kit patriota” é uma renda extra de Idevanio Alves, com o título de divulgação de presentear ou sacanear alguém, em Mato Grosso do Sul.

Idevanio não tem loja física e vende as peças pela internet. Uma é a miniatura da caminhonete Dodge RAM, que estampa a bandeira do Brasil e uma caricatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, o “kit patriota”, como os eleitores se intitulam.

Outro, o “kit picanha”, faz referência ao discurso do atual presidente Lula (PT) em que todos deveriam voltar a comer a peça de carne com preço mais baixo. O Fusca vermelho ou Kombi estampa as portas brancas e um adesivo ao partido do eleito em 2022.

A descrição nos anúncios chama atenção. “Não perca essa excelente oportunidade de presentear aquele seu amigo que é petista/patriota até debaixo d’água, ou, sacanear aquele seu amigo que odeia o PT/PL?”

Outros tipos de modelos disponíveis à pronta entrega (Foto: Reprodução)

Verde e amarelo ou vermelho?

Para Idevanio, não há lado e sim venda. O servidor público vende cada miniatura a partir de R$ 50. “Como um terço do país idolatra um e outro terço idolatra outro, procurei agradar ambos. Bastante não vende, porque é uma venda só pela internet, mas do PT sai mais. Eu faço adesivos a meu gosto numa gráfica e colo nas minis, mas chama atenção dos amantes de ambos”, disse.

Para fugir dessa “briga”, ele reforça que não entra em nenhuma discussão e até vende miniaturas com brasão de times. Ele diz que tem bons fornecedores e a margem do extra compensa a venda. “[O cliente] só fala que quer e ponto, não costuma ficar justificando, eu também nem pergunto”.

Cada miniatura tem em média 12×4,5 centímetros; abrem as portas, alguns modelos o capô e carroceria; é de metal e plástico; os pneus são de borracha; com fricção; e à pronta entrega.