Iracelmo, Acerola, ou como preferir, a onça-pintada adotada pelo jogador Richarlison em 2022 se envolveu em uma confusão daquelas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Famoso por ter sido adotado pelo atacante da seleção brasileira em campanha simbólica da Copa do Mundo do Catar, Acerola, como é conhecido, protagonizou uma briga daquelas que resultou na perda de um objeto importante.

De acordo com o guia Fábio Paschoal, que acompanha visitantes para verem as onças na região da Caiman Pantanal, onde atua a ONG Onçafari em MS, Iracelmo (ou Acerola) brigou feio com outra onça, de nome não revelado.

O arranca-rabo foi tão brutal que Iracelmo levou mordidas profundas do outro felino em seu pescoço, justamente na área onde ficava instalado o colar GPS de monitoramento do Onçafari.

As marcas da luta podem ser vistas de forma nítida no pescoço da famosa onça e os buracos profundos ocasionados pelas mordidas estavam tendo dificuldade para cicatrizar.

“O colar teve que ser removido porque estava atrapalhando a cicatrização do ferimento do pescoço”, explica Paschoal.

Ainda segundo Fábio Paschoal, após a retirada do objeto de monitoramento, Iracelmo “agora consegue limpar o ferimento sozinho e vai ficar tudo bem”.

Afinal, onça famosa se chama Acerola ou Iracelmo?

Citada por Paschoal com dois nomes diferentes, a onça-pintada adotada por Richarlison tem uma história bem singular envolvendo seu nome e Fábio Paschoal explica.

“Essa onça se chamava Iracema, que era uma homenagem pra vó da Lili, coordenadora do Onçafari. Até um dia em que um guia viu uma onça macho, tirou uma foto e pediu pro Onçafari identificar. O Onçafari respondeu que não era um macho, era a Iracema”, relata o biólogo.

Após o plot twist, Iracema foi rebatizada e, depois disso, ganhou ainda um outro nome do jogador da seleção brasileira. “O guia mandou uma foto dizendo que a Iracema tinha uma coisa que fêmeas não tem. Aí Iracema virou Iracelmo. Mas ele foi adotado pelo Richarlison, que mudou o nome pra Acerola, nome do cachorro dele”, conta o guia.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

*Material editado para correção de informações