Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Nascida ao pé do samba corumbaense, Iasmin estreia como rainha de bateria de Campo Grande

Ela vai desfilar pela escola Igrejinha, que este ano traz o universo infantil no samba-enredo
Cassia Modena -
Depois de alcançar os títulos de musa e princesa, Iasmin assume o posto de rainha de bateria (Fotos: acervo pessoal)

Iasmin Calazans era criança quando, toda época de carnaval, acompanhava os ensaios da escola Império do Morro direto da varanda de casa. Por ter morado em frente à quadra da agremiação durante a inteira, ela testemunhou a movimentação da comunidade para os desfiles acontecerem ano após e ano e aprendeu a carregar o universo carnavalesco no coração.

Ainda em , se tornou frequentadora da Império do Morro e foi musa da escola de samba A Pesada. Embora não tenha participado ativamente como membro, viveu intensamente o carnaval dentro das duas. “O carnaval em Corumbá é uma loucura!”, define Iasmin.

Anos mais tarde, mudou-se para e logo procurou se envolver no carnaval da capital sul-mato-grossense para fazer vibrar aquele carnaval que ficou no coração. Foi aí que entrou na escola Igrejinha, em 2015.

Ao lado de Império do Morro e A Pesada, Igrejinha virou escola do coração (Foto: acervo pessoal)

Ela, que já havia sido eleita princesa e musa da nova agremiação, recebeu este ano o convite de ser rainha de bateria. “No início relutei, porque é uma responsabilidade muito grande e eu tinha muito medo, mas tive o apoio da comunidade e dos meus amigos. Está sendo uma experiência nova para mim”, conta.

Iasmin afirma estar muito feliz e empenhada em mostrar ter os principais atributos para desfilar como rainha de bateria. “Antes de qualquer coisa acredito que tem ter humildade e carisma. As pessoas estão ali prestigiando você, o seu samba, o seu trabalho. Sem o reconhecimento das pessoas, a gente não é ninguém! Tem que valorizar quem nos dá essa credibilidade”, ela começa. “Entrosamento com a bateria e muita disposição não podem faltar”, complementa.

Trabalho, treino, ensaio e costura

Aos 32 anos e trabalhando como analista financeira, Iasmin segue uma rotina de ensaios e treinos para se preparar para o desfile da Igrejinha, que será no dia 20 de fevereiro.

É cansativo, mas ela afirma estar dando conta. “Eu treino com acompanhamento de uma personal quatro vezes por semana e passei a ensaiar com a bateria de duas a três vezes por semana. Tem dias que é ‘puxado’ por causa do trabalho, mas a gente sempre consegue conciliar tudo”, diz.

Iasmin, que faz as próprias fantasias, surgiu de Kitana, personagem do jogo Mortal Kombat, no lançamento do samba-enredo da Igrejinha (Foto: acervo pessoal)

Além disso, a rainha de bateria está confeccionando a própria fantasia e a fantasia de outras pessoas que vão participar do desfile. “Tem dias que é ‘batidão’ mesmo. Estou cansada, mas muito feliz!”, garante.

Família toda no carnaval

O marido de Iasmin foi o rei momo do carnaval do ano passado em Campo Grande. Já a filha ainda não havia participado antes de nenhum desfile, mas se animou este ano. É que o tema do desfile da Igrejinha será o universo das crianças. “Ela se interessou ao saber do tema e vai desfilar pela primeira vez. Vai ser muito divertido estar com minha família toda no carnaval”, diz a rainha de bateria.

Sobre o tema do desfile, ela ainda detalhou. “Falaremos sobre o mundo mágico das crianças, heróis, castelos, brincadeiras. Tá lindo! Nosso enredo é leve, tenho certeza que tanto os adultos quanto as crianças vão amar o que vão ver na avenida”, fala.

Iasmin disse ao MidiaMAIS que sente falta de ver mais campo-grandenses valorizando e participando do carnaval, “Embora em Campo Grande o carnaval não seja tão valorizado, a gente segue firme com essa cultura. É a festa mais linda do mundo! As pessoas deveriam prestigiar mais”, finaliza.

Desfiles em Campo Grande

A escola Igrejinha vai desfilar às 23h da segunda-feira de carnaval (20). No mesmo dia, Herdeiros do Samba, Unidos do e Unidos da Vila Carvalho apresentam seu samba.

Já na terça-feira (21), segundo e último dia de desfile em Campo Grande, será a vez de Cinderela Tradição do José Abraão, Deixa Falar, Unidos do e Catedráticos do Samba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa morre em veículo após mal súbito na MS-162 em Dourados

pastor legendarios se pronuncia sobre igreja catolica 3

Pastor do Legendários se pronuncia após Igreja Católica desaconselhar movimento

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: O que se sabe do caso da mulher jogada em vala pelo amante

Mauricio Silveira: quem é o ex-ator da Globo que está em coma após retirar tumor

Notícias mais lidas agora

Amante pode ter jogado mulher ainda viva para esconder traição em Terenos

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Com receita de R$ 6,6 bilhões prefeitura de Campo Grande aprova LDO de 2026

Últimas Notícias

Trânsito

Técnica de enfermagem morre em acidente na BR-060 em Sidrolândia

Vítima era passageira de veículo carregado com cigarros contrabandeados. Motorista foi preso

Cotidiano

Imigrante da Bolívia recebe cartão do SUS para atendimento eletivo em Corumbá

Direito foi concedido com auxílio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Brasil

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação

Alto valor e demora para tirar CNH são fatores que motivam mudanças do governo

Transparência

Diretora de regulação da Agems é reconduzida ao cargo para mais quatro anos

Caroline Farias Tomanquevez ocupou o cargo na Agência pela primeira vez em 2023