Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Música, performances e ações de saúde e acolhimento devem marcar 2ª Parada LGBTQIAPN+ em Corumbá

O evento na cidade Branca acontece neste sábado (18), a partir das 8h
Jennifer Ribeiro -
Parada LGBTQIAPN+
Grupo Anastadance. (Divulgação)

Acontece pela segunda vez, em , a Parada da Cidadania e da Diversidade, o maior evento de celebração e resistência pela diversidade LGBTQIAPN+. A programação acontece neste sábado (18), no Jardim Independência.

Em 2019, na primeira edição da Parada no município, cerca de 1200 pessoas participaram, mas, para 2023, a expectativa é que 5 mil pessoas compareçam. Segundo Hellen Kadory, organizadora do evento e educadora do Instituto Diversidade Pantanal, aos poucos os direitos da comunidade vão sendo garantidos e respeitados, e a organização está se preparando para receber todos que quiserem prestigiar.

“Pra gente ainda é muito pouco, penso que seja mais um pequeno grande passo que estamos dando. Nós só queremos ser reconhecidos como cidadãos e termos nossos direitos que já estão garantidos à nós pela Constituição. Teremos caravanas vindo de outros municípios e uma estrutura especial para abraçar o público presente”.

Hellen ainda pontua que a programação vai além da diversão e apresentações artísticas, também é um momento de conscientização e autocuidado para toda a comunidade. “Teremos o show da diversidade, mas essa edição vai movimentar a cidade durante o dia todo, em ações de saúde, de acolhimento, de garantia dos direitos humanos”, explica.

Cris Stefanny, coordenadora de Políticas Públicas LGBT+ de e líder do movimento em MS, ver cidades do interior realizando eventos como a Parada, é ver a realização de uma luta que começou em 2001. “Naquela época nem mesmo as pessoas LGBTQIAPN+ acreditavam que pudesse dar certo. Porém, devido a minha teimosia, perseverança e descontentamento com os desmandos da polícia truculenta, com os altos índices de violências e assassinatos de pessoas travestis e transexuais, insisti, e
hoje vejo que há um novo Mato Grosso do Sul”, comenta.

Para Vagner Campo, subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ do Governo do Estado, este será um momento de celebração em Corumbá. “É um momento de celebração da vida, de conquistas, de avanços na área do direito da população LGBTQIA+. É, ainda, um momento importante para a gente mostrar para a sociedade que viver com a diversidade é muito importante. Corumbá é uma cidade extremamente tolerante, respeitosa, e nós do Governo do Estado estaremos juntos na construção desse momento único para o município”, destaca ele.

Programação

A Parada da Cidadania e Show da Diversidade de Corumbá acontece neste sábado (18), a partir das 08h, no Jardim da Independência, que fica na área central de Corumbá. A entrada é gratuita.

No local haverá disponibilização de exames, testes rápidos e distribuição de materiais informativos pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá. Também haverá tendas com artesanatos locais e praça de alimentação.

A concentração da Parada começa a partir das 15h30 e caminhada, às 17h.

Os e apresentações artísticas acontecem ao longo de todo o dia, com performances de Lauanda Dumor, cantora Paolla, Levi Kelmo, DJ Anderson, Dudu Souza, Yasmin Fontes Bate Cabelo, Rhayllana Soares da Silva, Cher Dellavick, Grupo de Dança Anastadance e a Musa Gay do Carnaval, Letícia Aguilar.

A programação completa pode ser conferida na página do Instagram.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Minha mãe não se resume à casa onde ela mora, e o presente de Dia das Mães também não’

consultório

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

arvores

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

Últimas Notícias

Política

Campo Grande pode ter nova fundação municipal em setor com orçamento de R$ 68 milhões

Executivo propôs criação do Fundo Municipal de Cultura

Cotidiano

Teve salário-maternidade negado nos últimos 5 anos? Saiba como solicitar de novo

Mudança em 2024 deixou de exigir carência de 10 meses para concessão do salário-maternidade

Famosos

Taylor Swift é intimada a depor em caso de Blake Lively e Justin Baldoni

Ação envolve os bastidores do filme É Assim que Acaba

Polícia

Homem que cravou faca nas costas de companheira grávida passa por júri popular em MS

O crime ocorreu em maio do ano passado, quando a vítima estava grávida de três meses