“Um dos legítimos representantes da música de Mato Grosso do Sul”, a definição fala de Paulo Simões e é de Maria Alice, cantora cearense radicada no Estado que o artista representa. Ela traduziu seu reconhecimento e admiração no álbum “Maria Alice canta Paulo Simões”, uma releitura criteriosa e delicada da obra musical do cantor, que assina canções como “Trem do Pantanal” e completou 70 anos de idade em 12 de fevereiro de 2023.

Nos próximos dias, Maria vai cantar Paulo em uma pequena turnê de shows pelo interior sul-mato-grossense. As cidades de Corumbá, e receberão a apresentação em 5, 10 e 11 de março, respectivamente, com entrada gratuita. O público vai poder ouvir na voz feminina e afinada 12 músicas compostas por Simões junto aos parceiros , Guilherme Rondon, Celito Espíndola e Antônio Porto, que são parte do cancioneiro sul-mato-grossense e foram criteriosamente selecionadas em uma lista inicial de 50 composições.

A canção mais antiga do show é “Velhos Amigos”, composta no final da década de 70 junto a Almir Sater e Renato Teixeira que, inclusive, a gravaram no álbum “AR”, em 2015. Outro destaque da set list é “D de Destino”, indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do 17º Grammy Latino, em 2016.

A cantora descreve o empenho no projeto. “Eu tento traduzir minha admiração buscando um trabalho bem feito, profissionais qualificados, muita dedicação e empenho na produção de algo profissional e, ao mesmo tempo, que consiga traduzir todo sentimento que carrego em relação às canções”, disse ao MidiaMAIS. Embora o show represente uma homenagem a Simões, ela entende se tratar de algo feito para o público. “Espero que sintam orgulho do trabalho, uma tarefa nada fácil e que deixa a gente bem inseguro às vezes. Mas, dou o melhor de mim e todos que se envolvem vêm com esse sentimento também. No fim de tudo, apresentamos para o público e esperamos que eles consigam se divertir, se alegrar, se emocionar com o que ouvem. Tudo é para o público!”, conclui Maria Alice.

Primeiro contato de Maria com as composições de Paulo Simões foi aos 15 anos da cantora, durante aulas de violão (Foto: Reprodução/Instagram)

A Capital já recebeu o show em 2022. Para o homenageado, foi uma noite sem igual, que precisava mesmo ser levada para dentro do Estado. “Encheu meu coração com uma alegria indizível, fazendo um trabalho voltado para músicas minhas e dos meus parceiros. Foi uma noite inesquecível para mim. Agora, fico mais feliz de saber que ela terá a oportunidade de interiorizar esse trabalho”, disse Simões em um vídeo compartilhado nas redes sociais.

Acompanhada de músicos renomados

A banda que acompanha Maria no show é formada por um time de músicos e técnicos musicais de uma geração de talentos renomados do Estado. Pedro Ortale e Gabriel de Andrade estarão nos violões, Gabriel Basso no baixo, Gilson Espíndola nos vocais, e João Pedro Ortale na bateria.

O show traz os arranjos e a direção musical de Gabriel de Andrade. Gílson Espíndola foi também o diretor vocal de Maria Alice durante o processo de gravação do disco e preparação para o show, além de assinar os arranjos vocais das músicas.

Bate-papo para trocar

Além do show musical, Corumbá, Dourados e Bonito vão receber também um bate-papo com Maria Alice sobre “A realidade de Mato Grosso do Sul e a sua produção musical: uma trajetória histórica”. Ela estará acompanhada dos produtores culturais Andréa Freire, Gabriel de Andrade e Pedro Ortale para falar das experiências de cada um na produção técnica de espetáculos no Estado.

“Esperamos aprender muito com as experiências locais e, quem sabe, criar uma aproximação maior com quem produz no interior do Estado”, diz Maria Alice.

3º álbum

“Maria Alice canta Paulo Simões” é o terceiro álbum solo da cantora e está disponível em todas as plataformas digitais. Ele é antecedido por “No Mundo a Passeio”, de 1997, e “Sertões”, de 2017, em que interpreta clássicos nordestinos, sertanejos e fronteiriços.

Maria vive em Campo Grande desde os anos 1980, tendo iniciado a carreira em parceria com o violonista Orlando Brito nos bares de Campo Grande. Como intérprete, se destacou em 1993 ao ficar em segundo lugar no “IV Festival Universitário da Canção”, da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com a música “Modesta”.

Serviço

Dias, locais e horários dos shows “Maria Alice canta Paulo Simões” e do bate-papo “A realidade de Mato Grosso do Sul e a sua produção musical: uma trajetória histórica”:

Show em Corumbá
Data: domingo, 5 de março
Local: Palco Porto Geral
Horário: 19h
Entrada franca

Bate-papo em Corumbá
Data: sábado, 4 de março
Local: Museu Casa Dr. Gabi – Espaço Memória (R. Cuiabá,1181 – Centro)
Horário: 16h
Entrada franca

______________________________________________________

Show em Dourados
Data: sexta-feira, 10 de março
Local: Auditório da – Unidade 1
Horário: 20h
Entrada franca

Bate-papo em Dourados
Data: sexta-feira, 10 de março
Local: Escola Estadual Vilmar Vieira Mattos (R. Manoel Rasselem, 1415 – Rasslem)
Horário: 10h
Entrada franca

______________________________________________________

Show em Bonito

Data: sábado, 11 de março
Local: Praça da Liberdade
Horário: 20h
Entrada franca

Bate-papo em Bonito

Data: sábado,11 de março
Local: Plenarinho da Secretaria Municipal de Turismo (R. Cel Pilad Rebua, 1.780)
Horário: 10h30
Entrada franca