É raro, mas acontece. Desconvidar alguém para uma festa de é algo que certamente precisa ser evitado, mas o que fazer quando a coisa chega a esse ponto?

Esta semana, circula pela internet o print de mensagem de WhatsApp recebida por alguém que passou pela experiência de ter seu convite retirado. A noiva foi quem deu a notícia desagradável, pedindo desculpas e justificando que não haveria espaço para tantos convidados no local do evento.

Os envolvidos na situação seguem anônimos, dando margem para várias hipóteses surgirem, principalmente a de que a mãe da noiva teria feito convites sem consultá-la e a de que faltou planejamento.

O segundo caso é o mais provável, na opinião da assessora de casamentos de Campo Grande, Daiane Barreto. “Arrisco dizer que foi um descontrole no preparo da lista, que é exatamente um dos primeiros passos do planejamento de qualquer evento com convidados”, avalia. A profissional, que tem 10 anos de experiência no ramo, nunca assessorou casais que tivessem que lidar com esse tipo de desconforto. Ela diz duvidar, inclusive, que o desconvite que se tornou público seja consequência de algum erro da equipe de planejamento.

Uma das publicações que mostra a mensagem:

Não dá para saber se o espaço em que o casório foi ou será realizado é particular. Em caso positivo, a melhor equação seria ter checado antes com a equipe de locação qual a capacidade do local e limitar a lista de convidados, conforme a quantia informada. Parece simples, mas todo o estresse e ansiedade gerado em cima do evento pode complicar o que não é tão complicado assim.

Como se faz uma boa lista

Quando o casal conta com uma equipe para auxiliá-lo no planejamento da cerimônia e da festa, é normalmente orientado a fazer uma lista em panilha. Ela tem que começar por pessoas da família e amigos mais íntimos, sendo ampliada caso a festa seja de porte maior, recomenda Daiane Barreto. Os noivos ou noivas precisam prever, ainda, que a relação inicial de convidados terá aumento ou redução de 15% a 20% dos nomes, e a lista final, após feita confirmação de presença, também pode sofrer variação na quantidade de 5% para mais ou para menos. “Falo isso com base na minha experiência”, ressalta Daiane.

O que pouca gente sabe, é que pode haver uma lista principal e uma lista stand-by, as duas compartilhadas apenas entre o casal e a assessoria do casamento. Na primeira, ficam os convidados principais, que têm contato frequente e convívio com o casal. Já na segunda, ficam em modo de espera e podem ser chamados ou não os familiares mais distantes e os amigos que andam “sumidos”.

Família não reagiu bem a desconvite

Jessica Nogueira* hoje vive na Itália, mas passou por situação parecida no ano passado, quando morava em Florianópolis, em Santa Catarina. Ela foi uma das pessoas que comentou a publicação do print do desconvite, em uma página de humor no .

Ao MidiaMAIS, ela revelou ter sido a noiva da história. Planejou toda a cerimônia de casamento, que seria realizada em um clube, de frente para o mar. Estava tudo contratado, desde florista até cerimonial, quando ela resolveu cancelar.

Por estar se sentindo muito pressionada com o planejamento, ela conversou com o noivo e pediu para não irem adiante com a festa naquele momento. O desconvite foi feito no site do casamento deles, sendo que os mais íntimos receberam uma ligação dos noivos explicando o que houve.

A pressão que Jessica sentiu vinha da própria família. “Queriam intervir em tudo, até na lista de convidados. Queriam que a gente convidasse familiares que não conhecíamos”, conta. O noivo, que hoje é marido, a apoiou na decisão.

A família da noiva não reagiu bem ao desconvite. “Meu pai até hoje não fala comigo. As minhas irmãs hoje brincam que foram desconvidadas, mas a mais velha chegou a ficar um tempo sem falar comigo”, conta.

Naquele momento, a decisão foi receberem apenas a benção de um padre antes de um em um restaurante, que teve a presença de oito pessoas.

Jessica acredita que as muitas expectativas de pessoas de fora do casamento, tanto com relação a participarem da festa quanto opinarem no planejamento dela, atrapalha muito. “É realmente bem difícil, pois foi exatamente essa a questão. Vejo que é cada vez mais comum as pessoas deixarem de casar por esses detalhes', conclui.

*A fonte pediu para ter o sobrenome real substituído por um fictício para não expor seus familiares.