Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Festival de Dourados que começa na sexta-feira será aberto por orquestra universitária

Festop acontece na Praça Antônio João e terá música e artes plásticas
Marcos Morandi -
Orquestra da UFGD abre festival (Foto: Reprodução/UFGD)

A Orquestra da (Universidade Federal da Grande ) abrirá a programação musical do 1º Festop (Festival de Todos os Povos). O evento está agendado para as 19 horas, da próxima sexta-feira, dia 14 de abril, na Praça , em Dourados. 

De acordo com a regente Thais Costa, é uma grande realização participar do Festival que possui como essência fomentar a participação de artistas locais nas mais diversas linguagens artísticas, buscando reunir “todos os povos”.  

“Para nós, o convite de participação no evento reflete o trabalho que estamos construindo ao longo desses 10 anos, buscando difundir e democratizar a música instrumental na região da Grande Dourados. É uma alegria saber que a música instrumental estará presente dividindo o palco junto com artistas renomados do estado do Mato Grosso do Sul”, disse Thais Costa.

Com duração de três dias, a programação do Festop terá apresentações de música, dança, poesia, artistas circenses, feiras de artesanato e literatura.

Além da Orquestra UFGD, as atrações confirmadas para o palco são de Giani Torres, SoulRa, Caio Borda, Emmanuel Marinho, Kleber e Kleberson, Não Tem Hora, Dagata e os Pé Vermeio, Miliano, Sucata Cultural, Made in 90, Grupo de Dança Studio Jacy Brasileiro, Grupo de Dança Canto Kaiowá e o grupo Sampri, esse último de Campo Grande. 

Segundo o músico Fernando de Castro Além, também conhecido como Dagata, idealizador e um dos organizadores do evento, tanto pelo simbolismo do festival quanto por ser a primeira edição do Festop, a participação da Orquestra contribui para engrandecer a programação, por representar a música instrumental, mas principalmente, pela relevância cultural da própria orquestra para a cidade.

Roteiro da apresentação

A apresentação da Orquestra UFGD terá duração de 50 minutos e contemplará diversos gêneros brasileiros, com canções conhecidas da Música Popular Brasileira, como por exemplo, “É preciso saber viver”, “Chuva de prata” e “Você é Linda” e também com grandes sucessos da guarânia, jazz, rock, baião, choro e maxixe.

Por ser uma apresentação no mês de abril, a Orquestra incluiu algumas homenagens. A execução da canção “Codinome Beija-flor” será um tributo a Cazuza, que completaria 65 anos em 4 de abril, e contará com a participação especial da cantora Camila Faca. A outra homenagem será para o Dia do Choro (23 de abril), com a apresentação das músicas “Odeon” e “Corta-Jaca”, com participação especial da pandeirista Érika Takebe.

Além de prestigiar a diversidade das composições brasileiras, a Orquestra também fará os temas dos filmes “Poderoso Chefão” e “Bohemian Rhapsody”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Deputado Lucas de Lima é autor do projeto de lei

Projeto de lei quer criação de núcleo de estudos sobre maus-tratos e abandono de animais em MS

Oruam é preso no RJ após ser indiciado por sete crimes: ‘Eu errei’

animais cras

De volta à natureza: animais tratados no CRAS são soltos no Pantanal de MS

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de julho nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

Saiba quem são os vereadores eleitos em Ladário. (Foto: Arquivo)

‘Mensalinho’: Justiça confirma condenação de ex-prefeito, secretários e vereadores em MS

dnit

Route 156: alvo da PF em Campo Grande é ex-servidor do Dnit de MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Está na lista? Prefeitura convoca aprovados em seleção que ofertou 188 vagas em Campo Grande

O certame ofertou vagas para jornalista, pintor, eletricista, contador e diversas outras funções

Esportes

Onde assistir: Brasileirão tem seis confrontos com disputa eletrizante pela liderança nesta quarta

Líder, Cruzeiro visita o Corinthians, enquanto Flamengo e Bragantino seguem na cola

Transparência

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

BBCA recusa devolver área de R$ 10 milhões que ganhou do município de Maracaju

Polícia

Tortura e humilhação: mulheres denunciam pai de santo de terreiro em Campo Grande

Irmãs de santo tiveram as mãos queimadas com pólvora