As férias escolares estão para o descanso assim como estão para a vontade de aprender algo novo. Para espantar o tédio enquanto as aulas não começam, crianças e adolescentes podem investir parte do tempo livre nas oficinas. Em Campo Grande, a companhia de dança Ginga, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) estão com matrículas abertas para aulas de dança, stop motion, ilustração e criação de história em quadrinhos.

Confira:

Ballet clássico, jazz e dança contemporânea

A Ginga Espaço de Dança começa a receber inscrições de estudantes Rede Municipal de Campo Grande para oficinas de dança gratuitas do projeto Dançar, que tem mais de 20 anos de existência e é coordenado pelo criador da companhia e coreógrafo, Chico Neller.

As modalidades são ballet clássico, jazz e dança contemporânea. Cada inscrito poderá escolher apenas uma delas e optar em fazer aulas no período da manhã ou tarde, duas vezes por semana.

As oficinas começam no dia 30 de janeiro, quando os estudantes da rede pública ainda estão no período de férias, e seguem até setembro deste ano. A companhia pede que os responsáveis pelos alunos se esforcem para manter sua presença regular nas aulas.

O objeto da iniciativa é “oferecer um olhar para a dança e para a arte, apresentando as possibilidades dentro de cada ritmo, enquanto educa e transforma vidas”, explica Chico Neller.

Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade. Há 80 vagas disponíveis, sendo que 60 já foram preenchidas. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Data: 30 de janeiro até o mês de setembro
Local: Ginga Espaço de Dança (Rua Brigadeiro Tobias, 956, Vila Taquarussu)
Inscrição e participação gratuitas

Stop motion

A oficina vai abordar aspectos teóricos e práticos de introdução ao universo do cinema de animação utilizando a técnica de stop motion, conhecida também como quadro a quadro, em que são utilizadas várias fotografias de um mesmo objeto ou pessoa para simular seu movimento, tendo como resultado do processo um curta metragem produzido pelos alunos.

Oficina de stop motion (Foto: Divulgação/MIS/MS)

No MIS, serão oferecidas duas turmas. A primeira é direcionada para pessoas de 9 a 13 anos e acontece de 17 a 19 de janeiro, das 14h às 17h. A segunda turma recebe alunos com idade a partir de 14 anos e acontece de 24 a 26 de janeiro, das 14 às 17 horas. Para cada turma estão sendo oferecidas 12 vagas.

As aulas serão ministradas pelos acadêmicos do curso de Audiovisual da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Isadora Tiemi Issagawa e Lucas Nakazato, além da acadêmica de Artes Visuais também da UFMS, Rafaela Santos Gonçalves.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Data: 17 a 19 de janeiro, das 14h às 17h (primeira turma) e 24 a 26 de janeiro, das 14h às 17h (segunda turma)
Local: Museu de Imagem e Som (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar – Centro)
Inscrição e participação gratuita

Ilustração e personagem para HQ

O Marco terá aulas de ilustração e criação de personagens para história em quadrinhos com o artista visual Fred Hidelbrand. Ainda há vagas.

Oficina já começou, mas ainda há vagas (Foto: Daniel Reino/Fundação de Cultura de MS)

Os participantes vão aprender o conceito básicos para a criação do visual de personagens para quadrinhos. Depois, poderão pensar em uma história de quadrinhos criando um personagem para ela.

Data: 10 a 12 de janeiro, das 14h às 16h
Local: MARCO (Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas)
Valor: R$ 100 por aluno
Inscrições e mais informações: (67) 3326-7449

História em quadrinhos do zero

Outra oficina oferecida pelo Marco ensina o processo de criação de uma história e quadrinhos a partir do zero, passando por todas as etapas até a construção de uma produção de uma a três páginas. Ela será ministrada também por Fred Hildebrand.

Estão sendo oferecidas dez vagas.

Data: 17 a 20 de janeiro, das 14h às 16h30
Local: MARCO (Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas)
Valor: R$ 150 por aluno
Inscrições e mais informações: (67) 3326-7449