Feira Central exibe documentário sobre o sobá, iguaria que é patrimônio histórico e cultural de CG

Exibição é gratuita e aberta ao público, na noite desta quarta-feira (29)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Do Nosso Jeito/Reprodução

A Feira Central exibirá o sobá como uma das grandes estrelas da culinária sul-mato-grossense, nesta quarta-feira (29), às 19h30, durante o documentário do projeto “Do Nosso Jeito – Em busca do ser sul-mato-grossense”. A exibição é gratuita e aberta ao público.

A intenção do documentário, de acordo com os envolvidos, é valorizar a cultura e tradições do Estado, sendo realizado pelo Instituto Educacional Alexandrina Carlos Pinheiro, com investimento da Funles (Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos e Lesados), Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Governo do Estado e apoio da Feira Central de Campo Grande. 

Na obra, é possível conhecer os elementos culturais da iguaria e ver o sobá como um prato típico que remete às raízes da imigração japonesa, em Mato Grosso do Sul, e se tornou um Patrimônio Imaterial da Capital. 

A exibição do documentário, na Feira Central de Campo Grande, é também uma oportunidade para que os visitantes conheçam um pouco mais sobre essa tradição gastronômica e valorizem a cultura sul-mato-grossense.

Festival do Sobá

Anualmente, a feira central já realiza o Festival do Sobá, o qual já está na 15ª edição e reúne milhares de fãs do prato, além de shows, palestras e outras atrações culturais, regionais e musicais.

Patrimônio histórico e cultural

Prato é típico da gastronomia campo-grandense, que se tornou patrimônio cultural imaterial do município, adaptado da culinária oriental pelos imigrantes vindos, em 1908, da província de Okinawa, arquipélago de influência chinesa, na região sul do Japão.

Conteúdos relacionados

píton bioparque pantanal 5
casamento mariano jakelyne fazenda 3