Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Evite gafes: saiba o que pega mal nas festas de fim de ano das empresas

Mesmo sendo um momento de descontração, não dá para exagerar. É preciso manter a compostura profissional
Jennifer Ribeiro -
lei seca festa bebida pub
(Reprodução, Freepik)

Está aberta oficialmente a época das confraternizações de das empresas e este momento é ideal para conhecer ou estreitar os laços com pessoas de outros departamentos de uma forma muito mais descontraída. E considerando que normalmente estas ocasiões são marcadas por comidas, bebidas e diversão, é preciso ter muito cuidado!

Mesmo sendo um momento de descontração, não dá para exagerar. É preciso manter a compostura profissional e não correr o risco de cometer uma imprudência capaz de afetar tudo o que você conquistou profissionalmente ao longo do ano.

Para que você possa se preparar para a confraternização de fim de ano da sua empresa, conversamos com a Lucia Coletto, consultora de RH, para dar algumas dicas do que não é recomendado durante as festas.

O primeiro ponto muito importante é ter em mente que as confraternizações são uma extensão do ambiente de trabalho. Mesmo sendo em um local fora da empresa e um momento mais descontraído, é importante ter em mente que ali estão seus chefes e colegas de trabalho, portanto, você sempre estará sendo observado.

“Você é a mesma pessoa que é no trabalho. Então, as observações para esse tipo de ambiente, para esse cenário, é que você seja a mesma pessoa que você é no ambiente de trabalho. Um pouco mais descontraído, mas sem exageros”, explica Lucia.

Menos é mais

Costumeiramente as empresas providenciam o serviço de comida e bebida para que os colaboradores possam aproveitar ainda mais a festa. E apesar da fartura, não é conveniente que você coma ou beba como se não houvesse amanhã. Se alimente devagar e apenas o que for necessário para saciar sua fome. Em relação ao álcool, o mesmo. Beba com moderação e evite episódios constrangedores ou inconvenientes.

Outro ponto importante é falar o suficiente, proporcionando um espaço tranquilo para que todos possam se expressar. Além disso, é fundamental respeitar todos que estiverem no local e não ser invasivo.

“O menos é mais nesse caso, entendeu? Ser menos invasivo, não entrar em conversas que você não esteve desde o começo e não fazer brincadeiras inadequadas”, pontua a especialista.

Se vista apropriadamente

A roupa sem dúvidas é uma maneira de se expressar e o que você escolhe para usar na confraternização da empresa também diz muito sobre você. Por isso, seja inteligente em sua decisão. Roupas justas, curtas ou com transparência exagerada não é recomendado.

“Mesmo que não seja na empresa, o momento é uma extensão do seu trabalho, só que de forma mais descontraída”, explica Lucia. “Se você tiver essa mentalidade vai estar tudo certo e a experiência vai ser super positiva. Com isso poderá até reforçar o vínculo no ambiente de trabalho”, afirma.

“A partir do momento que você tem bom comportamento, um comportamento estável e apropriado, você traz isso como uma experiência bacana para o seu dia a dia no trabalho. As pessoas vão te olhar e falar: ‘Nossa, que pessoa bacana que estava nessa festa’. E aí você surpreende para mais, e não para menos. Esse é o grande segredo das festas corporativas”, acrescenta a especialista.

Pode dançar?

Sim! Se tem música tocando, aproveite o momento. Não há nada de errado quanto a isso, mas lembre-se sempre de fazer tudo com muito pudor.

Segundo a especialista, o segredo é “dançar conforme a música”, literalmente. Ou seja, com certeza músicas com letras inapropriadas não serão selecionadas para o momento, consequentemente sua deve seguir a regra.

Comportamento inapropriado vale demissão?

Sim, algumas situações valem demissão por justa causa e por isso é importante agir com o respaldo e civilidade. No entanto, situações assim são exceções e acontecem quando a pessoa foge muito do controle.

A especialista explica que “se envolver em brigas que causem danos físicos ou materiais ao ambiente” pode levar à demissão dos envolvidos.

Outro ponto importante é seguir com a política da empresa. Se a gestão é mais conservadora ou defende a sustentabilidade, por exemplo, e você fere esse princípio com uma atitude ou fala, o resultado pode ser negativo.

“São alguns traços muito fortes que fazem com que a pessoa, a diretoria, veja que esse colaborador está totalmente fora do engajamento, da política da empresa. E isso se resume a questões pessoais, que a pessoa pode ter comportamento inadequado quanto das questões mais de política interna”, explica Lucia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete