Espetáculo homenageia Sarah Abussafi Figueiró, defensora da cultura e da saúde em MS
Trilha sonora é inédita, de Tetê Espíndola, Arnaldo Black e equipe. A entrada é gratuita
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Espetáculo, com apresentações em Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Dourados, vai homenagear Sarah Abussafi Figueiró a partir do próximo sábado (23), às 20h. A trilha sonora é inédita, de Tetê Espíndola, Arnaldo Black e equipe. A entrada é gratuita.
Sarah é uma mulher sul-mato-grossense de origem libanesa, que sempre incentivou e defendeu a cultura e a saúde no Estado. Considerada uma mulher à frente do seu tempo, recebe a homenagem da Cia do Mato, no espetáculo “Chafica”. Os pais se mudaram para o Brasil, mais especificamente em terras sul-mato-grossenses, no porto de Corumbá.
Anos depois, se mudaram para Campo Grande, onde Sarah nasceu e depois foi professora de artes, além de primeira presidente da “Associação Sul-Mato-Grossense de Profissionais da Dança”, da “Associação Artística e Cultural de Mato Grosso do Sul”, fundadora da “Associação dos Pintores de Porcelana”, presidente da “Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso do Sul” e realizadora dos treze primeiros festivais anuais de dança do Estado, “Festival Sul-Mato-Grossense de Dança”, de 1985 até 1998.
Sarah também foi fundadora da “Rede Feminina de Combate ao Câncer” de Campo Grande e recebeu o título de delegada da “Associação Interamericana de Dança”. Ela faleceu em 2019, aos 85 anos, deixando um imenso legado em Mato Grosso do Sul.
Neta da Sarah, codiretora e uma das intérpretes, Maria Fernanda Figueiró ressalta que o espetáculo proporciona ao público a “oportunidade de entrar em contato com a história da arte sul-mato-grossense, sua constituição e o desenvolvimento da cultura de um estado recém-formado, que na época estava construindo as bases de suas identidades culturais”.
Por fim, ressalta que, “para novos artistas florescerem, é preciso reconhecer as identidades, aqueles e aquelas que lutaram para a consolidação de uma cultura local”.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.