Nesta quarta-feira (13), durante uma assembleia geral na sede da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), a instituição elegeu o escritor e professor Fábio do Vale para ocupar a cadeira nº 14, em sucessão ao acadêmico Hermano de Melo, que faleceu em 2021, em decorrência da Covid-19.

Fábio do Vale, que foi eleito por maioria de votação geral em plenário da Casa de Letras, será diplomado e tomará posse solene como novo imortal da ASL, em data a ser marcada.

Sobre o novo titular

Campo-grandense, Fábio Pereira do Vale Machado é graduado em letras e pedagogia. Ele também é escritor e professor com doutorado e pós-doutorado em estudos de Linguagens, é autor das seguintes obras publicadas: O Refém do Abandono (romance), Candelabro Poético (poemas), A Voz e a Resistência Feminina na Obra Senhorinha Barbosa (romance), e Dificuldades de Aprendizagem na Infância (teórico).

Fábio é professor dos segmentos universitário, pré-vestibular e também colegial, e pesquisador de Literatura Contemporânea e da América Latina, e coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade Insted.

Sobre a ASL

A ASL é composta por 40 cadeiras e incentiva o interesse pelo idioma nacional e pelas literaturas nacional e estadual; realiza estudos dos problemas de interesse cultural que preocupam o mundo contemporâneo; busca a maior aproximação entre os representantes da cultura nacional e estadual, estabelecendo e mantendo relações de intercâmbio com entidades culturais do país e do exterior; promove e participa de congressos, simpósios, seminários, conferências e palestras, bem como fomentando o desenvolvimento das belas artes, em qualquer das suas diversas manifestações.