Nesta sexta-feira (15), em Corumbá, o grupo Cia do Mato homenageia uma das maiores personagens da cultura sul-mato-grossense, Sarah Abussafi Figueiró, com o espetáculo “Chafica”.

A apresentação promete honrar a ancestralidade libanesa e também as mulheres que auxiliaram no desenvolvimento do estado, entre elas, Sarah, que foi uma mulher que trabalhou arduamente para a oficialização do ensino da em e que enfrentou padrões e julgamentos para poder realizar seu sonho.

“Sarah gritava pela educação como símbolo máximo de esplendor, sacudia a bengala como protesto aos que governam descabidamente, soube rezar, foi mãe, avó, bruxa, alquimista, pesquisadora de cores, piadista consagrada e amada por muitos. Sarah é Lídia Baís, Conceição dos Bugres, Delinha, Tetê Espíndola e muitas outras que perpassam com grande esplendor e ensinamento”, pontua Maria Fernanda Figueiró, codiretora, uma das intérpretes-criadores do espetáculo e neta de Sarah.

Sobre Sarah Abussafi Figueiró

Sarah é filha de imigrantes libaneses, que mudaram para o Brasil, desembarcando em terras sul-mato-grossenses pelo porto de Corumbá. Nasceu em Campo Grande, foi professora de artes e lutou pelo desenvolvimento da cultura local.

Ela foi a primeira presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Profissionais da Dança, a primeira presidente da Associação Artística e Cultural de , fundadora da Associação dos Pintores de Porcelana, presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso do Sul e realizadora dos treze primeiros festivais anuais de dança do Estado, Festival Sul-Mato-Grossense de Dança', de 1985 até 1998.

Além disso, foi fundadora da Rede Feminina de Combate ao de Campo Grande e recebeu o título de Delegada da Associação Interamericana de Dança. Sarah faleceu em 2019, aos 85 anos, deixando um imenso legado em Mato Grosso do Sul.

Serviço

O espetáculo “Chafica”, da Cia da Mato, será apresentado na sexta-feira (15), às 19 horas, na Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá-MS, com entrada franca.

Quem quiser e puder contribuir, a companhia estará arrecadando itens de higiene básica para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Nas próximas semanas, o espetáculo será apresentado em Dourados, Campo Grande e Três Lagoas.