Gaby, a do Bioparque , dividiu opiniões na última semana. É que a serpente mais famosa de deu o que falar após ser alvo de ataques e ofensas, declaradas por moradores que ficaram irritados por ela raramente aparecer em seu tanque no Bioparque. Depois disso, o complexo de aquários mostrou que a cobra passou por um procedimento para “reduzir o estresse”. Como assim?

Primeiro, é importante lembrar que a irritação da população se deu porque, em um belo dia, Gaby resolveu interagir com os visitantes, foi até o vidro de seu recinto, nadou e fez acrobacias para quem acompanhava o passeio. Só que quem visitou o local e não teve a mesma experiência se revoltou com a cobra, que foi chamada até mesmo de “vaca” por não aparecer sempre.

Diante da repercussão das ofensas impacientes à sucuri, campo-grandenses saíram em defesa da natureza de Gaby, mas alguns debocharam da situação. “Uai… Quando é assim, é um povo de baixa energia, que esgota o animal e ainda acham que foram no circo!”, disparou uma moradora.

“O povo que xingou a sucuri cometeu qual crime? Sucurifobia? Quanto tempo de pena?
Ai, ai. Não dá para acreditar, vão arrumar oque fazer, “sucuri vai entrar em depressão, precisa de tratamento psicológico”. Não, para”, ironizou outro.

Procedimento de saúde e bem-estar após ataques a sucuri

Será que ela ficou mesmo deprimida? Pelo menos é o que comentam em tom de deboche alguns internautas campo-grandenses nas redes sociais. Contudo, depois do burburinho na cidade, o Bioparque Pantanal publicou um vídeo mostrando que a sucuri passou por um procedimento de saúde e bem-estar, para “reduzir o estresse” depois do episódio em que foi xingada de “vaca”. Sabe qual procedimento é esse? O banho de sol.

O protocolo, no entanto, acontece toda semana, conforme explica a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri. “Os considerados bons aquários são aqueles que além da da vida, eles prezam pela saúde e pelo bem-estar animal. E aqui no Bioparque é assim. Seguindo esse conceito, nós adotamos as melhores práticas que visam a qualidade, a saúde e o bem-estar dos animais que estão conosco”, frisa ela.

Confira Gaby tomando banho de sol:

“Reduzir o estresse da sucuri”, explica bióloga

Em seguida, Carla Kovalski, bióloga-chefe do Bioparque Pantanal, detalha que o banho de sol é uma das etapas do protocolo de manejo da Gaby e é realizado da forma menos estressante possível para a cobra.

“Uma das estratégias para deixar tudo menos estressante é o condicionamento operante. Nós fazemos com que a Gaby entre e saia sozinha da caixa de transporte. Isso é importante tanto para reduzir o estresse dela, quanto para que ela associe essa atividade do banho de sol como algo positivo”, pontua a bióloga.

Comportamento natural da sucuri

Adrieli Marcacini, do setor de bem-estar animal, detalha o procedimento. “Realizamos o banho de sol 2 vezes por semana. Conseguimos direcionar que, para ela, o ideal seria essas duas vezes por semana. Além dos benefícios de ter contato direto com o sol, outra coisa muito importante é o contato dela com a natureza de modo geral, onde num ambiente externo ela tem diferentes estímulos: sonoros, visuais, olfativos e aí ela consegue expressar um comportamento mais natural possível”, finaliza.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok