Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Comemoração aos 115 anos da imigração japonesa tem exposição de fotos em Campo Grande

Exposição deve ficar disponível durante todo o mês de agosto
Graziela Rezende, Renata Portela -
Fotos serão expostas no Shopping Bosque dos Ipês (Divulgação)

Neste sábado (12), será lançada a audiovisual “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de ”, no Shopping Bosque dos Ipês. O projeto faz parte da comemoração aos 115 anos da imigração japonesa.

A exposição conta a saga dos imigrantes que chegaram pela Noroeste do Brasil e o lançamento é neste sábado, a partir das 14 horas. A exposição deve permanecer durante todo o mês.

Imigração japonesa

Há 115 anos, chegava a primeira leva de imigrantes japoneses ao Brasil. A bordo do navio Kasato Maru, os primeiros 793 imigrantes do Japão, vieram em busca de novas oportunidades e uma nova vida.

Hoje, os seus descendentes formam uma comunidade de aproximadamente dois milhões de nipo-brasileiros, desempenhando um papel significativo tanto na economia quanto na cultura do nosso país.

Um dos estados onde esses imigrantes constituíram suas comunidades é o Mato Grosso do Sul, que abriga hoje a terceira maior colônia de japoneses no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e do Paraná.

(Divulgação)

Para chegar a terras sul-mato-grossenses, esses desbravadores que vinham em grande parte da província de Okinawa, embarcaram em uma brava jornada rumo ao Oeste brasileiro.

Para homenagear a sua chegada e os 115 anos de imigração japonesa no país, a Associação Okinawa  de Campo Grande promove no Shopping Bosque dos Ipês a exposição “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de Campo Grande”.

A exposição audiovisual conta a trajetória dos imigrantes okinawanos que se estabeleceram na cidade de Campo Grande, vindos pela Ferrovia Noroeste do Brasil, expondo suas adversidades e conquistas, proporcionando ao público uma visão mais profunda não apenas sobre a história da comunidade japonesa local, mas também sobre a própria história de Campo Grande.

“Esta exposição, originalmente criada e organizada pela Biblioteca de Okinawa, é fruto de um grande esforço  para contar uma história tão rica e significativa. Hoje, graças a esse esforço, temos o privilégio de compartilhar essa história também aqui, em Campo Grande”, explica Marcel Marcel Arakaki, presidente da Associação Okinawa na cidade.

A cerimônia de abertura de “O Romance Noroesute Tetsudo e os Okinawanos de Campo Grande” acontece no dia 12/08 às 14h, na entrada B, com a presença da comitiva da Biblioteca da Província de Okinawa e ainda com atrações culturais musicais e a presença de artistas vindos do Japão.

Os poderão conferir a exposição no segundo piso do Bosque dos Ipês, em uma loja em frente ao UCI Cinemas, durante todo o mês de agosto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Time de Aquidauana anuncia jogador que defendeu Seleção Sub-20 para disputa da Série B

Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Moraes, após sanção dos EUA

riedel carne tratativas

Riedel aponta carne como produto mais sensível em taxação de Trump: ‘Dobro da celulose’

Ex-assessor de Alexandre de Moraes ameaça fazer revelações contra o ministro

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

AGORA: Acidente entre carro e caminhonete deixa um morto na BR-163

Últimas Notícias

Brasil

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Jovem de 20 anos teve mau súbito e durante resgate os aparelhos foram encontrados

Cotidiano

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Dados são da última atualização do Boletim Infogripe, publicado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31) com dados de 20 a 26 de julho

Polícia

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Um homem foi preso por obstrução de justiça durante o cumprimento dos mandados

Brasil

Deputado Antônio Rodrigues é expulso do PL por defender Moraes e criticar Trump

Deputado era responsável de fazer mediar diálogos entre o PL e Alexandre de Moraes