Com palestra e recital, Chá Acadêmico da ASL discute conceito literário do miniconto

Evento acontece nessa quinta-feira (29), com palestra e recital do projeto Movimento Concerto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29), acontece o Chá Acadêmico da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), do mês de junho, com o tema “Minicontos: gênero literário pós-moderno”. Os acadêmicos Ana Maria Bernadelli e Samuel Medeiros ministram a palestra, que irá discutir a narrativa do miniconto e sua brevidade, concisão e densidade.

O projeto Movimento Concerto, realizado pela ASL em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) fica responsável para abertura do evento com a apresentação do “Música Erudita e Suas Fronteiras”. Na apresentação, as canções do compositor renascentista John Dowland, que costumavam ser tocadas nos entreatos das peças de William Shakespeare, será interpretadas em forma de recital.

O Duo Mel às Cinzas é o convidado do mês da ASL-UFMS, formado pela cantora, violinista e professora, Elouise Miranda, e o compositor e professor do curso de Música da UFMS, Max Packer.

De acordo com o presidente da ASL, Henrique Medeiros, o tema do evento é extremamente atual, pela atenção que o miniconto vem tendo nos últimos anos pela comunidade literária. “Uma vertente que exige uma participação ativa na construção do sentido da história, pois muitas vezes o autor deixa lacunas, sugestões e ambiguidades que precisam ser preenchidas pela imaginação”, afirma.

O evento acontece às 19h30, no prédio da ASL, que fica localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco. A entrada é franca.

Sobre os palestrantes

Ana Maria Bernadelli é poeta, ensaísta, crítica literária e palestrante. Graduada em Letras, é professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando por mais de 40 anos como professora de Literatura e Produção Textual. Ana Maria também é Musicista certificada pelo Centro de Artes do Rio de Janeiro, além de membro da Comissão sul-mato-grossense de Folclore.

Samuel Xavier Medeiros é escritor e advogado, e também membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS. Samuel possui várias premiações literárias, vencendo, inclusive, o Concurso de Contos Ulysses Serra, da ASL. Escritor de tendências memorialistas, tem vários livros publicados, e lançou agora em junho uma obra do gênero minicontos.

Conteúdos relacionados

orar dentro onibus a força