Começa no dia 03 de agosto a 21ª Festa da Padroeira da arquidiocese de Campo Grande, que dá as boas-vindas às comemorações de aniversário da cidade, que este ano completa 124 anos.

Com os preparativos a todo vapor, são mais de 200 voluntários envolvidos a organização da comemoração, que vai contar com uma programação religiosa, cultural e gastronômica até o dia 13 de agosto.

Programação

É claro que em uma celebração como essa não pode faltar música. Por isso, farão parte das atrações Rodrigão, a dupla Álvaro e Daniel e Colo de Deus, além de outros músicos católicos sul-mato-grossenses e nacionais.

A Casa de Maria também fará uma exposição religiosa com diversos elementos históricos da mãe de Jesus, a Santa Missa, área kids, show de prêmios e stand de produtos religiosos.

Primeira imagem de Nossa Senhora de Abadia

Segundo relato do pároco do Santuário, padre Paulo Vital, a história começou há 112 anos quando o mineiro Eliseu Ramos, radicado em Campo Grande desde 1905, cumprindo uma promessa onde pedia saúde e prosperidade, adquiriu a imagem da virgem.

Anos após a sua chegada no então estado de Mato Grosso, fizeram-lhe a doação de um estandarte da virgem. Eliseu começou a arrecadar recursos na cidade para adquirir a imagem em São Paulo, e conseguiu trazê-la de trem até Três Lagoas. Depois disso iniciou uma viagem no mínimo inusitada, seguindo no lombo de burro e depois, a partir de Água Clara, em carro de boi até Campo Grande.

A imagem chegou na Capital no dia 3 de agosto de 1912, após honrosa recepção, foi introduzida na modesta Igreja de Santo Antônio, sua primeira morada. Em 1957, ao instituir a Diocese de Campo Grande, o Papa Pio XII intitulou a Virgem da Abadia como padroeira da Arquidiocese de Campo Grande.

Serviço

A abertura da 21ª Festa de Nossa Senhora da Abadia acontece no dia 03 de agosto, a partir das 19h30, nos altos da Av. Afonso Pena, onde fica a Cidade do Natal, que durante o evento será chamada de Cidade de Maria.