Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Carta escrita por jovem de MS antes de morrer viraliza no Brasil: ‘dizer adeus custa muito’

Páginas como a Choquei estão repostando a carta do sul-mato-grossense que comoveu o Brasil; mensagens carinhosas têm servido como anestésico para a família
João Ramos -
carta luan
Luan morreu aos 30 anos e carta para ser publicada após sua morte ganhou o Brasil - (Fotos: Arquivo Pessoal)

A despedida de um rapaz sul-mato-grossense, escrita em bloco de notas e deixada para ser publicada após sua morte, viralizou em todo o Brasil. Pessoas de todos os cantos do país estão emocionadas com as palavras finais do designer gráfico de , Luan Henrique Abreu. “Dizem que gêmeos e câncer não combinam, por isso vou vencer mais um”, declarava ele em sua bio nas , metaforando sobre signos e a doença. Mas, infelizmente, isso não aconteceu.

No dia 28 de fevereiro de 2023, Luan perdeu a batalha contra dois cânceres, um sarcoma sinovial no joelho, que se expandiu até o pulmão e virou uma metástase. Foram quatro anos lutando contra a doença.

Aos 30 anos de idade, o designer morreu em Camapuã deixando uma carta no bloco de notas do celular. Já sentindo que partiria, ele pediu à irmã para que publicasse o relato em seu .

Pedido realizado

Meses após realizar o último desejo do irmão, a manicure Thaiz Andrade resolveu postar mais uma vez a carta de Luan, sem imaginar a imensa repercussão que teria, especialmente após a famosa página Choquei divulgar o texto.

“Eu fiz o que me pediu quando estava bem, postei a carta que escreveu, e nem você iria acreditar na repercussão que deu se estivesse aqui. Isso que eu estou escrevendo não é uma carta aberta pra você, até porque eu não sei se tem wi-fi aí no céu, mas é um desabafo. É que agora não tenho mais você aqui pra eu entrar no seu quarto e dizer tudo que eu tô sentindo, como era acostumada a fazer”, escreveu Thaiz.

Que carta é essa?

Se você é um bom internauta frequentador assíduo das redes sociais, deve ter visto por aí que diversas páginas pelo Brasil, de fofocas, notícias, humor e etc; têm repostado a carta de despedida do designer na última semana. O que muitos não sabem é que ele era de e toda sua batalha contra o câncer aconteceu no Estado.

Sem perder a alegria e com muito bom-humor, o designer gráfico deixou seu recado, agora lido e compartilhado por muitos. “Bom, tenho boas e más notícias. As más é que, aparentemente, eu papoquei. As boas: se você está lendo isto, é porque você definitivamente não papocou (a não ser que eles tenham Wi-Fi na outra vida). Deixei a missão mais difícil para minha pequena, a de postar isso aqui”, iniciou ele.

“Não pensem em mim com pena ou tristeza, sorriam, sabendo que a gente passou um bom tempo juntos e que foi INCRÍVEL. Eu odeio fazer as pessoas tristes. Mais do que qualquer outra coisa, eu amo fazer as pessoas rirem e sorrirem. Então, por favor, ao invés de pensar no final da minha história, ria das memórias e do que a gente fez junto”, continuou o jovem, que se declarou para cada um de seus familiares em trechos que arrancaram risadas dos internautas.

Veja:

Trecho da carta de Luan
Trecho da carta de Luan

Dizer adeus custa muito

Na sequência, ele agradeceu. “Bom, dizer adeus custa muito, mas não existe vida sem despedida. Tudo faz parte, por isso o melhor é aproveitar cada momento sem pensar no depois. E como eu aproveitei… afinal ‘a gente só se véve uma vez’. É, meus amigos, tô partindo. Deixo aqui um ‘eu te amo’ para todas as pessoas que passaram por minha história, obrigado por tudo meus amigos e minha família, amo vocês”, declarou.

Por fim, Luan elencou alguns pedidos. “Muito obrigado a todos meus médicos e enfermeiras que cuidaram tão bem de mim. Eu não duvido que essa minha equipe me deu tudo o que podia. Do fundo do meu coração, eu desejo a todos vocês longas e saudáveis vidas e espero que vocês possam sentir a mesma gratidão que eu senti pelo presente que é cada dia. E minha galera que for no meu funeral, por favor, levem catuaba, um combin de kitlocura e acabem com ele. Me deixem orgulhoso, dancem e bebam por mim, eu arrumarei um jeito de estar lá com vocês. Beijo meus amores :)”, finalizou.

Carta virou um fenômeno

Pronto. Publicada nas redes sociais e espalhada por páginas imensas como Choquei e outras, a carta de Luan se tornou um fenômeno viral na internet. Tanto que a família não para de receber mensagens. Irmã do jovem, a designer de unhas Ingrid Andrade se manifestou sobre o que vem acontecendo.

“Luan, você me paga porque o Brasil está achando que eu sou uma doida. Você não está entendendo a quantidade de mensagens no direct e os comentários. Sua única intenção era nos fazer sorrir em um momento que ele sabia que seria triste. Queria falar e falar, mas ele já não está mais aqui pra ouvir. Porém, de onde estiver, espero que um dia possamos nos reencontrar”, disse ela em seu perfil pessoal.

Ao Jornal Midiamax, a irmã do designer relata como a família está lidando com tamanha repercussão. “A gente não esperava por isso não… essa carta foi algo que ele queria que postasse, mas nós NUNCA tínhamos imaginado que ia chegar a tanta, tanta gente”, diz ela.

“Queríamos que a galera soubesse da história dele e tudo. Sobre como estamos reagindo? É muito difícil, né? O que dá força é a galera dando risada das partes engraçadas, as pessoas acabam contando suas histórias também. Mas não é fácil reagir toda hora de uma forma positiva, porque eu gostaria muito que ele estivesse vivo pra ver tudo isso, mas não está”, comenta Ingrid.

O legado de Luan

Assim, a família tem usado as mensagens carinhosas como espécie de anestésico para sentir menos dor ao lembrar da partida de Luan. Afinal, foi justamente isso que ele planejou. Só que, ao escrever o texto para tentar amenizar o sofrimento dos entes mais amados após sua morte, o designer foi além.

Suas palavras atingiram em cheio o coração dos brasileiros e estão servindo de lição para muito mais gente do que ele poderia imaginar. É um legado. “Dói um pouco, mas ficamos felizes também por ter impactado tantas pessoas”, conclui a irmã do rapaz.

Leia abaixo a carta na íntegra:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira