Da região norte a sul de Campo Grande, a banda da Guarda Municipal já teve morada. Atualmente, pós-pandemia, está com local fixo e também se apresentou, levando alegria em asilos, escolas e aparecendo, de surpresa, no aniversário de quem nem imaginava. Aos 12 anos de idade, a banda contendo 26 integrantes coleciona memórias, alegrias e momentos marcantes.

Foto: Guarda Municipal/Divulgação
Foto: Guarda Municipal/Divulgação

“Nós temos muitas histórias. Recentemente, tivemos uma apresentação pós-pandemia, em um asilo. Neste local, se eu não me engano, 40 deles são antigos militares, então, cantamos o hino nacional e várias canções. Ao término, muitos estavam chorando e relembrando momentos da carreira deles. A música trouxe lembranças, bons momentos e depois disso já retornamos duas vezes para levar alegria por meio da música”, afirmou ao MidiaMAIS o regente da Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana, Kleber Furst da Silva.

Outra apresentação marcante, segundo Silva, foi o aniversário de 93 anos da D. Juliana, na capital sul-mato-grossense, em abril deste ano. “Ela tem uma cuidadora e esta pessoa nos contou que a senhora falava que queria uma banda no velório dela. No entanto, a cuidadora decidiu proporcionar isso em vida, falou deste desejo dela e nós chegamos no dia do aniversário. É um sentimento que eu não consigo nem expressar o que estávamos fazendo ali. A senhora se emocionou muito e ficamos com o sentimento de dever cumprido”, falou Kleber.

Veja o vídeo da apresentação no aniversário da idosa:

Banda leva alegria desde 2011

Conforme o regente, a banda começou em 2011, ensaiando, no início, em um “local emprestado pelo Corpo de Bombeiros”. “Foi um tempo até conseguirmos mostrar o nosso trabalho e aí seguimos para o piso superior da antiga rodoviária. Lá nós permanecemos um tempo, até a Guarda Municipal sair dali e nossos ensaios passaram a ser no Horto Florestal, perto da Mirim [Instituto Mirim]. Ali passamos alguns perrengues, como chuva e sol”, relembrou.

Tempos depois, a banda se mudou para o bairro Aero Rancho, na região sul da cidade. “Lá nós conseguimos um espaço e continuamos a desenvolver o nosso trabalho. A Guarda então mudou novamente, agora perto do Nova Bahia, só que o local não atendia a necessidade da banda, já que estamos com 26 integrantes atualmente. O espaço não suportava, até que a Guarda mudou mais uma vez”, contou o regente.

Foto: Guarda Municipal/Divulgação
Foto: Guarda Municipal/Divulgação

O endereço voltou a ser o Horto Florestal. “Nossos ensaios eram ali no campo de bocha, atrás da biblioteca. Não era apropriado e, muitas vezes, a chuva e o frio acabavam nos incomodando. Nós então solicitamos um espaço para a prefeitura e conseguimos uma sala de ensaio próximo ao Parque Ayrton Senna”, ressaltou.

Desde 2019, conforme o regente, a banda possui local apropriado. “Lá não está perto de escola, nem de prédio, então, podemos fazer os nossos ensaios sem incomodar ninguém e isso nos dá boas condições para ensaiar e levar música e alegria em projetos, ações sociais e locais onde somos chamados”, finalizou.

Veja uma das apresentações da Banda da Guarda Civil Metropolitana: