Assinatura da beleza: tendência que fideliza clientes chega às barbearias de Campo Grande
A ‘assinatura da beleza’ com corte de cabelo e barba é tendência nas barbearias de Campo Grande, que alegam benefícios desde adoção do novo formato
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Numa sociedade onde cada vez mais se preza pela facilidade de consumo, as assinaturas são verdadeiras ‘moedas de ouro’. Existem as assinaturas de TV a Cabo, de academias, de jornais, revistas, livros e, claro, os streamings de música e filmes. Assim, basta informar o número do cartão para ter o serviço disponível a qualquer dia ou horário da sua preferência. No entanto, uma nova tendência começa a despontar no mercado e já se faz presente em Campo Grande: a assinatura da beleza. Cada vez mais barbearias adotam clubes de assinaturas para corte de cabelo e barba em homens. Dessa forma, o modelo promete evitar sazonalidade, fidelizar clientes e ser economicamente mais vantajoso.
Como funciona? A assinatura da beleza é um nome carinhosamente adotado pela equipe de reportagem. Nada mais é do que a compra de um plano dentro de uma barbearia. Na prática, significa que você pode pagar um valor específico e ter direito a vários serviços ao longo do mês sem precisar pagar pelos procedimentos separadamente.
Tendo em vista que Campo Grande tem 2.500 barbearias, enquanto Mato Grosso do Sul possui 4.470, a modalidade é vista como boa oportunidade para vendas.
Previsibilidade e fidelização de clientes
Segundo Lucimar Roza, presidente do Sindiprocab-MS (Sindicato dos Proprietários e Profissionais da área da Beleza e Similares de Mato Grosso do Sul), a nova modalidade de serviço por assinatura – pacote ou plano com pagamento periódico, geralmente a cada mês – ajuda a fidelizar o cliente oferecendo a ele vantagem para continuar frequentando o estabelecimento.
“A diferença é que o cliente não paga por um único corte de cabelo ou outros serviços. Ele paga pelo direito de cortar o cabelo e fazer os outros procedimento quando lhe convir toda semana, quinzenal ou mensal”.
Além de oferecer benefícios aos clientes, especialmente àqueles mais valiosos que vão à barbearia toda semana, o modelo também traz vantagens aos empresários.
“Além de fidelizar o público e melhorar as vendas, a assinatura garante também a previsibilidade de receita por cobrar um valor fixo. É possível saber o quanto de receita você [empresário] terá garantido a cada mês […] já que você não deixaria de oferecer serviços isolados. Essa noção já é suficiente para organizar melhor o seu fluxo de caixa”, informa Lucimar.
40% das barbearias oferecem ‘assinatura da beleza’
Ainda segundo o Sindiprocab-MS, a modalidade chegou a Capital entre 2014 e 2015. Dessa forma, cerca de 40% das barbearias da cidade trabalham com os planos. Douglas Rodrigues de Carvalho é empresário do setor. Com a Barbearia Zona Sul, localizada na Spipe Calarge, o rapaz implementou o serviço de assinaturas no início de 2022.
Por lá, os pacotes são encontrados a partir de R$ 89 e o valor pode incluir corte de barba, cabelo ou o combo de forma ilimitada, sem precisar marcar horário.
“A cada dia que passa a assinatura vem se tornado mais comum, se antes víamos só em Netflix e Spotify, hoje aqui mesmo em Campo Grande já tem em lava-jato, academia, loja de roupa, salão de beleza, manicure, lavanderia entre outros. Hoje mais de 60% dos meus atendimentos já são de membros do club, nossa ideia é deixar você impecável sempre”, pontua Douglas ao Jornal Midiamax.
Cadeiras sempre cheias
Outra barbearia que adota a ‘assinatura da beleza’ é a La Mafia Barbearia, rede franquiada que está em Campo Grande. Segundo Thiago Vital, dono do espaço, o pacote surgiu como uma facilidade na hora de realizar os serviços de corte e barba. O local conta com três modalidades de assinaturas, que variam de R$ 149,90 a R$ 259,90, além de descontos em produtos para quem é assinante.
Para o empreendedor, adotar o formato melhorou o faturamento da empresa porque o cliente passa a frequentar mais a barbearia e, consequentemente, aumenta sua lucratividade.
“O ramo da beleza passa por constante evolução, ainda mais para o mercado masculino, que é recente. As assinaturas tornam para o cliente um atrativo econômico, cômodo e prático. Outros exemplos de tendência: o agendamento por aplicativo”, comenta o empresário.
Vale ressaltar ainda que muitas pessoas ainda desconhecem esse modelo de assinatura e acabam ainda optando pelos serviços avulsos. Na barbearia de Thiago, porém, houve crescimento do público.
“Nos últimos 6 meses tivemos um aumento de 30% nas adesões de assinaturas, o que configura que o cenário está com uma recuperação, mesmo que lenta”, afirma.
É realmente mais econômico?
Segundo o sindicato, a variação média do plano por assinatura em barbearias é de R$ 90 a R$ 1000. O Jean Medina, por exemplo, tem o costume de fazer barba pelo menos uma vez na semana. Então, o plano de assinatura surgiu como uma opção mais prática e econômica na sua rotina.
“Eu gastava um valor por semana. Pra mim compensou pagar a assinatura da barba para poder ir toda semana em qualquer horário. De repente em um dia você está sem grana, mas pode ir porque já pagou a mensalidade”, ressalta.
Além das barbearias, a modalidade de assinatura já começa a ser percebida em outros empreendimentos de beleza, como salões voltados ao público feminino. “É uma tendência de mercado onde o cliente vai buscar custo e benefício agregando esses valores com qualidade. Ganha o estabelecimento, o profissional e o cliente”, conclui o sindicato da categoria.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Defesa Civil e Inmet emitem alerta para chuvas intensas em cidades de Mato Grosso do Sul
Avisos seguem até as 11 horas de sexta-feira (22)
Putin diz ter testado míssil de médio alcance na Ucrânia e ameaça usá-lo contra países
O dirigente afirmou que a ofensiva veio em resposta aos ataques ucranianos com mísseis dos Estados Unidos e do Reino Unido no início da semana
Homem é preso após furtar mais de 200 litros de combustível de caminhão na MS-040
Contudo, o autuado passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (21) e teve a liberdade provisória decretada
Usuários contestam avaliação da Agetran sobre qualidade do transporte público em Campo Grande
Relatório afirma que serviço recebeu nota máxima em 6 dos 11 índices avaliados, enquanto os demais ficaram entre ótimo e bom
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.