Artistas, escritores, políticos e do poeta participaram do lançamento do livro   “Diálogos do Ócio”, do jornalista Bosco Martins, que aconteceu neste fim de semana, na Casa-Quintal em homenagem ao poeta, em Campo Grande. O evento, que contou com apresentação de Manoel Geraldo e Celito Espíndola, teve ainda a participação de familiares de Manoel. 

Leonardo Leite de Barros, sobrinho do poeta  e herdeiro de Abílio  Leite  de Barros, acompanhou a cerimônia ao lado de outros familiares e relembrou o tempo em que morou na casa do poeta e se emocionou voltando ao local. “Para tudo ele  tinha uma boa  história pra contar,  assim era o meu  tio. Hoje voltei a casa do tio Nequinho, agora Casa Quintal. O lançamento do livro me fez voltar ao lar de Pedro, Marta e João, primos amados”, comentou.

Marcelo  Miranda,  secretário de de Mato Grosso do Sul, destacou a importância da publicação para a afirmação do patrimônio literário do Estado e do Brasil. “Manoel de Barros colocou Mato Grosso do Sul no mapa da cultura brasileira e se tornou um patrimônio da Literatura Brasileira. Trazer essa contribuição ao legado e memória desse grande poeta é de uma importância sem tamanho”.

Com 327 páginas, o livro “Diálogos do Ócio” é um inventário de décadas de amizade do poeta com o autor que, finalmente, revela como ele vivia, criava e via o mundo à sua volta e, principalmente, como surgiu o estilo “barreano” e o abecedário “manoelês”.

A semana dos 107 anos de nascimento do poeta Manoel de Barros segue nesta segunda-feira, 18, exibição de audiovisual; terça-feira, 19, Diálogos com Escritores; quarta-feira, 20, Diálogos com Educadores; quinta-feira, 21, Diálogos da Cultura; sexta-feira, 22 de dezembro, Uma Prática Casa-Quintal, Diálogo Capacitistas, e Brincar Heurística.