Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Após temporada no teatro, trajetória de Lídia Baís é contada em livro voltado ao público juvenil

Após uma temporada no teatro, percorrendo sete cidades do Mato Grosso Sul com 36 apresentações, o espetáculo “Lídia Baís – uma mulher do século passado que escolheu transgredir” – se tornou livro, voltado principalmente ao público juvenil. A multiartista nasceu em 1900 no coração de uma das famílias que, com o tempo, se tornaria uma … Continued
Graziela Rezende -
Voltada ao público juvenil, obra nasceu de espetáculo teatral (Divulgação)

Após uma temporada no , percorrendo sete cidades do Mato Grosso Sul com 36 apresentações, o espetáculo “Lídia Baís – uma mulher do século passado que escolheu transgredir” – se tornou livro, voltado principalmente ao público juvenil.

A multiartista nasceu em 1900 no coração de uma das famílias que, com o tempo, se tornaria uma das mais importantes de . Filha do italiano Bernardo Franco Baís e de Amélia Alexandrina, de , Lídia era a caçula de sua família e passaria grande parte da sua vida entre as margens do Segredo e a ferrovia, mas sua veia artística, ousadia e talento a levariam para outros lugares do mundo.

Em 2015, Tatiana De Conto Sangalli começou a pesquisar sobre a vida e obra de Lídia. A pesquisa se tornou teatro e, em 2018, o espetáculo passou a rodar o interior do Estado.

Em meio a réplicas de quadros pintados por Lídia, Tatiana contava a vida e a obra de uma figura feminina que não parecia se encaixar aos padrões da época e tinha uma vida repleta de mistérios, permeada por viagens, estudos, isolamentos, internações e interdições.

Voltada ao público juvenil, obra nasceu de espetáculo teatral (Divulgação)

Agora, em 2023, Sangalli volta a apresentar Lídia ao público, mas de um jeito diferente. Em outubro, ela lança o livro “Lídia Baís, uma mulher à frente de seu tempo”. Em formato e linguagem bastante atraentes, a publicação apresenta a trajetória desta mulher desbravadora e que desafiava os padrões de uma sociedade conservadora, distante dos grandes centros, em pleno século XX.

“O texto do espetáculo se ampliou e foi transformado em livro voltado ao público juvenil, pois tanto um quanto o outro procuram preencher uma lacuna, diante do escasso material didático para estudar a história e a cultura regional que normalmente são estudadas no Ensino Fundamental”, explicou Tatiana.

Dos ancestrais à anciã

Voltada ao público juvenil, obra nasceu de espetáculo teatral (Divulgação)

A obra está dividida em capítulos que contam sobre os ancestrais de Lídia, sua juventude, sua vida como mulher adulta e, depois, como anciã, trazendo detalhes descobertos em uma dedicada pesquisa sobre a artista.

Em suas páginas, os quadros pintados por Lídia ajudam a contar a história, não de forma cronológica, mas ilustrando e comunicando partes da vida e da inspiração da multiartista.

O livro “Lídia Baís, uma mulher à frente de seu tempo” será lançado às 19 horas, no dia 4 de outubro, no Sesc Cultura, em Campo Grande.

O evento é aberto ao público e, além do lançamento, Tatiana De Conto fará uma performance literária inspirada na obra. Parte da renda da venda do livro será destinada ao pagamento de direitos autorais à família Baís.

O Sesc Cultura, fica na Avenida Afonso Pena, número 2270, Centro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Mato Grosso do Sul tem redução de quase 30% nos casos de exploração sexual infantil

Últimas Notícias

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância

Polícia

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Condutores dos veículos tentaram fugir ao avistarem patrulhamento policial