O balcão onde senta a microempresária Solange Andrade, de 37 anos, dá uma vista privilegiada para a Rua 13 de Maio, na região central de . Ali, sob forte calorão, diz que já viu de tudo: gente passando mal, gente reclamando que a garrafinha de água está cara, morador em condição de rua com sede e ainda pedestres com “água quente”, a qual não suportou as altas temperaturas. Assim, o bebedouro antigo, guardado no fundo da loja, ganhou vida e hoje refresca quem passar pelo local.

Bebedouro fica em loja na Rua 13 de Maio quase esquina com a Dom Aquino (Alicce Rodrigues, Midiamax)

“Teve um dia que uma senhora passou mal do outro lado da rua. Fui levar um copo, vi que ela estava sem água, daí ela tomou o remédio da pressão dela. Daí eu peguei o meu bebedouro guardado lá no fundo e coloquei ele aqui na frente. Geralmente, as pessoas vêm, enchem a garrafinha e a água sai geladinha. E perguntam: é de graça? E eu respondo que sim, que pode pegar”, contou ao MidiaMAIS, dizendo ainda que muitos elogiam a ideia.

Ao todo, cerca de 40 litros de água são oferecidos aos pedestres diariamente. “Eu compro copo descartável uma vez por semana, mas, geralmente, o pessoal pega e coloca na própria garrafinha… precisa para amenizar esse calorzão. E a água é geladinha, fica na tomada ali o dia todo, então, é bem geladinha sim”, contou Andrade.

Surpresa com o gesto, a aposentada Maria Fátima Ignácio de Souza, de 73 anos, logo foi encher a garrafinha. “Eu, na verdade, sempre ando com a minha água. Coloco metade para gelar no congelador e depois completo com água e aí carrego. Mas, ver isso aqui me deixou muito feliz, é algo muito útil e abençoado. Moro aqui há 36 anos e nunca tinha visto nada assim”, opinou.

Solange conta que são distribuídos cerca de 40 litros de água diariamente (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O também aposentado, Jandir Veda, de 71 anos, diz que sempre anda com garrafinhas de água no carro, colocando em um isopor. Ao ver a água gratuita e à vontade, também elogiou o gesto.

“É uma ação bacana, porque a água é muito útil. Eu sempre saio com duas, três garrafinhas e achei muito bacana esta atitude. Se muita gente fizesse coisas assim, o nosso Brasil iria melhorar muito”, finalizou.

Vendedor, Rodrigo Andrade diz que as pessoas ficam muito agradecidas com o gesto. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Altas temperaturas

A temperatura na capital sul-mato-grossense chegou aos 36°C por volta das 10h desta segunda-feira (16) e permanece nesta média no decorrer do dia.

Terça e quarta as máximas chegam a 37°C. Na quinta e sexta, as máximas previstas são de 36°C e 34°C, respectivamente, de acordo com o Climatempo.

A dica é se hidratar bastante, passar protetor solar, usar leves e claras e, sempre que possível, ficar em um local com sombra e bem arejado.