O agendão cultural está com uma extensa programação prevista para este fim de semana e não faltarão atividades para toda a família. Ainda não sabe o que fazer? Chegou a hora de conferir os principais eventos que Campo Grande receberá e planejar um fim de semana divertido e repleto de .

Sexta (6):

Campo Grande Tattoo Fest

O maior evento de tatuagem de Campo Grande será realizado neste fim de semana. De sexta a domingo, o festival vai reunir mais de 120 artistas com concurso de tatuagem na programação, atrações musicais, batalha de rap, brechós e praça de alimentação.

Na sexta-feira, o evento começa às 9h da manhã com abertura para tatuadores, show de voz e violão com Macakos de Varanda, Coletivo Casanova, batalha de rima, food-trucks e julgamento das categorias do dia.

O Tattoo Fest acontece das 9h às 00h, no Estoril, que fica na Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20 – Jardim Autonomista. Os ingressos custam a partir de R$ 20,00 (com opção de meia-entrada para quem levar 1kg de alimento não perecível).

Pantaneta 2023

pantaneta 2023
(Divulgação)
  • Léo Santana
  • Matheus Kruz
  • Paolla
  • Dj Jackson Seballo

Projeto Cinemarco

Cinemarco vai exibir “Flores de Bálsamo” (Divulgação)

A partir desta sexta-feira (6) haverá a abertura do paredão do Marco (Museu de Arte Contemporânea de MS), dentro do Parque das Nações Indígenas, a partir das 18h30.

Além de uma conversa com os diretores, ocorre a apresentação de sanshin com Matheus Arakaki (instrumento musical de Okinawa) e ação solidária para arrecadar brinquedos.

Já no domingo (8) terá exibição gratuita do filme “Flores de Bálsamo”. A direção é de Henrique Arakaki, Karen Freitas e Lucas Miyahira.

I Expoluz Solidária

A Escola de Mãe Luz realiza a primeira exposição nesta sexta-feira com gastronomia, artesanato e moda circular. A iniciativa que atende mulheres da periferia têm o projeto “Caçadoas de Bijus”, que focado na moda sustentável, tem mulheres fabricando ou reciclando peças para vender a um preço mais acessível.

A Expoluz acontece das 16h às 22h, na Rua San Izidro, 215 – Vila Alba. A entrada é gratuita.

Slam Campão

Nesta sexta-feira, tem Slam Campão na Concha da UFMS com show de Renatto Jackson, a partir das 17h. A entrada é gratuita.

Fio do Meio/Vertigem

Campo Grande recebe neste fim de semana o espetáculo “Fio do Meio/Vertigem”. Interpretado pela Cia Gente, do , o espetáculo é desenvolvido em dois atos, iniciando com “Fio do Meio” – vencedor do prêmio Funarte de Circulação em Dança -, seguido de “Vertigem” que, este ano, representou o país no Festival D’avignon, na França. Unidos, eles formam o 2° ato do projeto “Brasil sem Ponto Final”.

As apresentações começam às 17h, na Praça Ary Coelho que fica na Rua 14 de Julho, Centro. A entrata é gratuita.

Quintal Sesc

A sexta-feira no Quintal Sesc está repleta de diversão. A partir das 17h, a equipe da Brinquemania estará presente para garantir momentos de recreação e entretenimento. As crianças também podem participar de oficinas de desenho para colorir e brincadeiras, em parceria com a empresa Guavira. Às 20h, o palco ganha vida com a apresentação da dupla sertaneja Leandro e Galeano.

Lembrando que em caso de mau tempo, a programação poderá ser alterada, pois o evento é realizado ao ar livre.

O Quintal Sesc acontece no estacionamento da Riachuelo, no Shopping Campo Grande. A entrada é gratuita.

Feira Explosão

Nesta sexta-feira tem feirinha cultural no Indubrasil com artesanato, culinária, brechós e apresentações culturais.

A exposição acontece das 17h às 22h, na Associação dos Moradores, que fica na Rua Barra dos Bugres, 100 – Indubrasil. A entrada é gratuita.

Iara Rennó

Depois de dois anos sem tocar em Campo Grande, Iara Rennó retorna aos palcos da Capital nesta sexta-feira apresentando seu mais novo trabalho, o show Oriki Ori Okàn, em formato pocket.

No repertório, a artista interpreta canções do álbum Orí Okan (dobra discos, 2023), passando por faixas dos discos Oríkì (dobra discos, 2022) e Flecha (ybmusic, 2016), mostrando pela primeira vez na cidade um repertório exclusivamente voltado para a cultura de Orixá. Ela canta e toca violão acompanhada pelo percussionista e ogan Alysson Bruno.

O show acontece no Sesc Cultura, que fica na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro. A entrada é gratuita.

Sábado (7):

Sabotagem 67

Exposição de Airsoft ocorre no shopping Bosque dos Ipês (Divulgação)

A Fabe Brasil (Federação de Airsoft de Brasília e Entorno) promove, nos dia 7 e 8 de outubro, um evento para apresentar a modalidade esportiva, tanto em Campo Grande como no interior do Estado. No primeiro dia, representantes estarão no Shopping Bosque dos Ipês fazendo uma exposição, com os equipamentos, aberta ao público.

A partir das 10h, ocorre um campeonato de tiro e precisão, além da modalidade cinco contra cinco. Já no domingo (8) ocorrerá um jogo que simula operações militares, no município de Alcilândia. Este, no caso, será somente com a presença das equipes.

Recanto das Ervas

No sábado tem encontro no Recanto das Ervas com distribuição de mudas de ervas para chás e temperos, demonstração de óleos aromáticos, troca de livros, artesanato sustentável, café da manhã de horta, almoço orgânico.

O encontro acontece das hh30 às 13h, na Rua 13 de Junho, 1592. A entrada é gratuita.

Encontro de Brechós

Neste sábado, 7 de outubro, das 8h às 14h, o Horto Florestal de Campo Grande será o palco de um encontro que destaca a importância dos brechós para a economia local e a promoção de um consumo consciente. Com mais de 30 brechós participantes, o evento oferecerá uma ampla seleção de mais de 6000 peças, incluindo roupas, calçados e acessórios, com preços a partir de R$5.

O evento acontece das 8h às 14h, no Horto Florestal, que fica na Rua Joel Dibo, na Vila Carvalho. A entrada é gratuita.

Pantaneta 2023

  • Chiclete com Banana
  • Resenha Play
  • Koisabamba
  • Dj Jackson Seballo

Rede Hip Hop – Arte no Entorno

O projeto itinerante que desde abril tem oferecido gratuitamente oficinas de danças urbanas e workshops de lambe-lambe em seis municípios de MS, entra em sua reta final e realiza neste sábado (7), um encontro com seus participantes e o público em geral.

O evento contará com workshops, roda de conversa, espetáculo e mostra de danças urbanas. Das 9h às 10h haverá um workshop de Breaking com a B-girl Aline e, em seguida, das 10h às 11h, workshop de Hip Hop com Leticia Pontes.

No período da tarde, a partir das 13h30, será realizada uma roda de conversa com o Dj Shaba. Já às 15 horas, a Cia de Dança Blaoow apresenta o espetáculo “Block Parties”. De noite, das 18h às 20h30, a programação será encerrada com uma mostra de danças urbanas com apresentações das turmas das cidades participantes e de grupos da capital. As apresentações serão conduzidas pelo Mestre de Cerimônia CJ, artista de rua sul-mato-grossense.

O evento acontece das 9h às 21h, no Armazén Cultural, que fica na Avenida Calógeras, 3065 – Centro. A entrada é gratuita.

Vitrine Coletiva

Com mais de 20 expositores de brechós, tem Vitrine Coletiva neste sábado só esperando você garimpar. Além de gastronomia, música ao vivo e flash tattoo.

O Vitrine Coletiva acontece das 15h às 20h, na Rua Antônio Corrêa, 55 – Jardim Monte Líbano. A entrada é gratuita.

Feira Ziriguidum

Feira Ziriguidum
Feira Ziriguidum. (Alicce Rodrigues/Jornal Midiamax)

Fomentar a economia criativa, arte, cultura e lazer abrindo espaço para empreendedores, artistas cênicos, visuais e músicos. O nome “Ziriguidum” não é mera coincidência, a escolha vem do sarau que foi realizado em Campo Grande entre os anos de 2014 até 2017.

Nesta edição tem a comemoração de um ano do coletivo Slam Plural, que reúne mulheres e comunidade LGBTQIA+. Na programação haverá batalha de poesia, pista de skate e projeto “Dum” (Diversidade na Universidade), ainda terá Beca e Gaia arte, Liz Alastra e palco aberto durante 1h para o público, além de intervenções para as crianças e as drags Amanita e Samanta.

A feira acontece na Praça do Preto Velho, das 15h às 21h30. A entrada é gratuita.

Espaço Sesc

No sábado, dia 07 de outubro, em sessões às 15h e 16h30, a Cia Apoema apresenta o Espetáculo “Requebra Torto”. Entre cantigas e cambalhotas, o espetáculo provoca o imaginário comum em torno do circo e das brincadeiras de infância, da rua, do interior, mexendo com o velho-novo em cada pessoa.

A programação acontece das 15h às 16h30, no Plaza. A entrada é gratuita.

Leia Mulheres

A reunião do clube de leitura de autoras mulheres deste sábado é sobre a obra da escritora indígena Gleycielli Nonato, “Vila Pequena: Causos, Contos e Lorotas”. Mesmo se você não tiver lido, está convidada a participar da discussão.

A reunião acontece às 16h, no Café do Teatro – Estação Cultural Teatro do Mundo, na Rua Barão de Melgaço, 177. A entrada é gratuita.

Feira Coopharádio

Todo primeiro sábado do mês tem feira na Praça do Coopharádio com artesanato, gastronomia, moda e atrações culturais. Nesta edição, a criançada vai se divertir com a Cia D’Água na Peneira.

A feira começa às 16h, na Praça do Coopharádio, que fica na Rua Assunção. A entrada é gratuita.

Lançamento HQ ‘Sonhos Selvagens’

O quadrinista e escritor Dudu Azevedo lançará a história em quadrinhos “Sonhos Selvagens”, na Éden Beer, em um evento que deve reunir e fortalecer a cena local das HQs.

“Sonhos Selvagens” conta a história de três amigos trintões: o quati Simão, o lobo-guará Tobias e a pomba-asa-branca Joana. Durante a história, eles conversam sobre o fim da juventude e a dificuldade de fazer arte longe dos grandes centros, como é o caso de Campo Grande.

A HQ já foi lançada em feiras de quadrinhos em Brasília e Curitiba. Durante o lançamento local, acontecerá um bate papo entre o autor Dudu Azevedo e o co-roteirista João Benitez, mediado pelo quadrinista e artista visual Fabio Quill.

O lançamento acontece no Eden Beer, que fica na Avenida Mato Grosso, 68, a partir das 18h. A entrada é gratuita.

Stand-up ‘Estamos Vivos’

O comediante Rodrigo Marques se apresenta em Campo Grande neste sábado com o stand-up que reflete sobre os instintos mais básicos do ser humano.

O stand-up acontece no Teatro Dom Bosco, que fica Avenida Mato Grosso, 225 – Centro, a partir das 21h. O ingresso custa a partir de R$60.

EmpreendeFest

O 1º Festival de Empreendedorismo do MS acontece neste fim de semana. Promovido pelo Sebrae, são diversas palestras, oficinas, além de apresentações culturais.

No sábado, o show é com o cantor Guga Borba, e um repertório com o melhor do em suas melodias autorais.

O evento aconte no Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês, a partir das 21h. A entrada é gratuita.

Domingo (8):

Semana das Crianças

Semana das crianças (Divulgação)

O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, está com programação antecipada e extensa na Vila Nasser. Neste domingo (8), por exemplo, haverá um extensa programação voltada para elas e também em comemoração ao dia de Nossa Senhora de Aparecida.

As crianças que compareceram na festa, totalmente gratuita, vão ganhar brinquedos, além de degustar comidas típicas, picolé e cachorro-quente. O evento ocorre no Centro Olímpico do bairro, na Rua Januário Barbosa s/n, das 8h às 12h.

Feira de Antiguidades

Na Praça Ary Coelho, domingo é dia de feira de antiguidades, brechó, artesanato e gastronomia.

A feira acontece das 08h30 às 14h, na Praça Ary Coelho. A entrada é gratuita.

Feira Meus Axés e Feira Afro

Neste domingo tem outra feita com expositores, gastronomia, artesanato e moda na Praça do Preto Velho. Entre as atrações culturais, o público pode participar da roda de psicodrama com apresentação do Grupo Zerca e das Abayomis.

A feira acontece das 09h às 16h, na Praça do Preto Velho, no Jardim Paulista. A entrada é gratuita.

Praça da Bolívia

Em mais uma edição da Praça da Bolívia este domingo tem Hugo Carneiro, DJ Keertana, Rafa Valdez, Nogueira, Trio Frances, Rodrigo Bezzera, Edir & Carla e Ton Alves. Ainda tem gastronomia, artesanato, moda autoral, antiguidades, livros, e bebidas.

O evento acontece das 9h às 14h, na Praça da Bolívia, que fica na Rua Barão da Torre com a Rua das Garças. A entrada é gratuita.

Espaço Sesc

Domingo, haverá o espetáculo “Interações Mágicas” com o Ilusionista Thiper. A performance cênica tem como objetivo cativar e motivar o público por meio da arte mágica e ilusionismo. O espetáculo, baseado na história do autor, promete inserir o público em um clima de mistério e magia envolvendo conceitos clássicos e contemporâneos da arte mágica.

A programação acontece das 15h às 16h30, no Shopping Norte Sul Plaza. A entrada é gratuita.

MS ao Vivo

Simone
Simone traz turnê ao ‘MS ao Vivo’. (Reprodução, Redes Sociais)

O domingo será de muita boa música no Parque das Nações Indígenas. No MS ao Vivo de outubro, quem sobe ao palco é a consagrada cantora Simone com a turnê “Tô Voltando”.

O novo trabalho, iniciado em abril, celebra os 50 anos de carreira da cantora, percorrendo – clássico por clássico, hit por hit – sua imensa trajetória como uma das maiores intérpretes da música brasileira. O roteiro faz um apanhado das grandes canções que a artista lançou nessas cinco décadas: joias escritas por nomes como Milton Nascimento, Ivan Lins, Sueli Costa, João Bosco, Martinho da Vila, Gonzaguinha e Chico Buarque, entre tantos outros, cujas primeiras versões ganharam o Brasil por meio da voz de Simone, conquistando logo nossa memória afetiva e entrando para sempre no cancioneiro nacional.

O show de abertura será com a cantora sul-mato-grossense, Dora Sanches.

As apresentações começam às 16h, no Parque das Nações Indígenas. A entrada é gratuita.

Saiba Mais