Aeronave que foi praticamente um personagem da novela “Pantanal” está fazendo história mais uma vez. Além de servir para Jove aprender a pilotar no folhetim original da Rede Manchete em 1990, o clássico modelo deu um salto tecnológico três décadas depois de brilhar na televisão.

Isso porque, em 2023, o Cessna 182 de matrícula PT-JOI realizou o primeiro voo de uma aeronave privada utilizando um diário de bordo digital (eDB). As informações são do site Aeroin.net.

“O diário de bordo eletrônico substitui completamente o papel e foi o primeiro a servir às aeronaves da aviação geral, em linha com a nova regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, informa o portal.

Na prática, isso quer dizer que a aeronave clássica saiu do modo analógico e avançou, pelo menos no diário de bordo, para a era da tecnologia.

Marcos da aeronave

O avanço representa um marco, o segundo do Cessna 182 de matrícula PT-JOI. O primeiro, como já destacado, foi participar da histórica novela “Pantanal” da Manchete, há 33 anos. Conforme o Aeroin.net, a aeronave serviu para a primeira aula de voo de Joventino (Marcos Winter).

Filho de Zé Leôncio (Cláudio Marzo), Jove se tornou um entusiasta da aviação e aprendeu a pilotar a aeronave para transitar com mais rapidez entre o pantanal e áreas urbanas como Aquidauana.

A participação do Cessna 182 foi exibida no capítulo 59 da reprise de “Pantanal” veiculada pelo SBT em 2008. Assista à cena no vídeo abaixo:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok