Decidir fazer bronzeamento, seja ele artificial ou natural, não é algo simples. Além de enfrentar o preconceito de muita gente e lidar com opiniões maldosas e intrometidas, ainda há uma barreira bem complicada a ser superada por algumas mulheres que são casadas. É o que contam bronzeadoras de ao relatarem o dos maridos das clientes – estes que chegam a dizer que as esposas se bronzeiam para “encontrar com amante” ou “pilintrar por aí”.

No fim de ano, com o verão chegando, o número de realizações de procedimentos de bronzeamentos dispara. A mulherada quer ficar com o corpo bonito e dourado para as festas de família com piscina, idas à rios e praias, e exibir aquela marquinha desejada.

Para tanto, muitas recorrem ao serviço das bronzeadoras, mas, antes, precisam convencer os maridos de que não estão fazendo e nem pretendem fazer nada de errado.

“Tem muita cliente que tem vergonha, tem maridos que não deixam elas tomarem sol porque acham que a esposa vai sair de lá pelada, mostrando para os outros, que vai encontrar com o amante, que vai ‘pilantrar'”, relata ao Jornal Midiamax uma conhecida bronzeadora de Campo Grande.

“Fica o constrangimento”

É justamente por isso que esta profissional realiza atendimentos particulares, na casa de quem solicita o serviço: para desfazer as desconfianças dos maridos.

“Quando é feito na frente deles e com a supervisão deles, eles confiam mais e as clientes também ficam mais seguras. Mas, ainda assim, fica aquele constrangimento porque é uma espécie de satisfação delas para os parceiros desconfiados de algo que não deveriam”, relata a bronzeadora, que atende a domicílio e também na própria casa, onde montou um espaço para o serviço.

“Não faço artificial, apenas o natural. Natural, vitamina, benefícios… o bronzeamento natural eu vou até a casa da cliente, levo a mala de produtos, a mala de fitas e a maca, que é uma espreguiçadeira de praia. E aqui em casa eu atendo as meninas, minha casa é aberta para elas”, comenta a mulher de 34 anos, que trabalha no ramo há três.

Marido de cliente mandou mensagem para bronzeadora

Outra bronzeadora, esta que faz bronzeamento artificial na Capital, reforça o que a colega de profissão diz sobre o machismo enfrentado pelas clientes. “Tem marido que vem junto e fica do lado de fora esperando, eles não confiam, é impressionante”, relata ela.

“Uma vez, uma cliente terminou o procedimento e o marido veio buscar. Ele perguntou na recepção se ela ‘não tinha aprontado' e disse que teria que ‘ficar esperto' porque a esposa estava bronzeada”, recorda.

Mas, conforme a bronzeadora, o pior caso que se lembra aconteceu quando um namorado de uma cliente mandou mensagem para ela em seu perfil profissional, perguntando se a namorada chegou na hora combinada e que horas ela saiu do estabelecimento.

“Esse pra mim foi o pior, eu nem respondi. Depois ele ainda mandou mais mensagem me acusando de acobertar . Achei o cúmulo da falta de confiança e do desrespeito com a mulher”, lamenta ela.

O que fazer…?

Para as profissionais, o comportamento acende um alerta. “As mulheres não podem ser reféns dessa desconfiança dos homens, isso é um perigo. A gente não fala nada porque estamos ali prestando um serviço, mas eu acho perigoso porque até que ponto isso pode evoluir? Desconfiança com amante, com um monte de coisa…”, desabafa uma das bronzeadoras.

A outra também expõe a mesma preocupação. “É difícil você chegar e falar alguma coisa, mas se eu ver alguma situação que acho que extrapole os limites, vou falar sim. Ainda não aconteceu, mas se acontecer… É a integridade das mulheres sendo questionadas simplesmente por uma insegurança masculina”, reflete.

“O marido é inseguro, tem uma esposa ou namorada que quer fazer bronzeamento, e acha que isso é o mesmo que trair. Acho que até nós corremos risco, porque eu já fui acusada de acobertar uma traição que nem aconteceu”, ressalta a profissional, mostrando que nem o bronzeamento e a vida das bronzeadoras é só glamour e beleza, como muitos pensam.

Por fim, elas frisam que não chegaram a presenciar nada que configurasse crime, mas, especialistas alertam: caso alguns desses comportamentos evoluam para agressões ou atitudes que possam ameaçar a integridade física e psicológica das mulheres, os parceiros devem ser denunciados às autoridades.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.