Faltam apenas 76 dias para o 2024, e as escolas de samba de correm contra o tempo para entregar uma comemoração impecável e inesquecível.

Trabalhando incansáveis desde que o carnaval 2023 acabou, diversos profissionais buscam inovar e surpreender aqueles que prestigiam a festa, que será celebrada mais cedo no próximo ano, no dia 13 de fevereiro.

Em , por exemplo, a correria já está grande para que tudo saia como planejado. Isso porque, no dia 2 de dezembro, acontece o lançamento oficial do carnaval 2024, no Armazém Cultural.

Com entrada gratuita, Gideão Dias e o Grupo Pagodiô, são as atrações confirmadas para a noite que promete a apresentação dos samba-enredos, do casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, rainhas, reis, passistas, musas, musos, princesas e príncipes das 7 escolas participantes.

Segundo Francis Fabian, presidente da escola de samba tricampeã ‘Deixa Falar’, que venceu no ano passado, no desfile da capital, a escola “já está a todo vapor no sentido das confecções de fantasias de alas e alegorias para o Carnaval 2024”. Ele também fez questão de enfatizar que todos os profissionais e a comunidade estão envolvidos para entregar uma comemoração reverente. Ao todo são 28 pessoas trabalhando diariamente nas produções, além daquelas que se voluntariam e levam um pouquinho do trabalho para a casa.

Este ano, o samba-enredo da ‘Deixa Falar’ é ‘IGBAGBO’, que significa fé em ioruba. A inspiração, segundo o presidente, veio da música de Gilberto Gil, ‘Andar com fé’: “Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”.

“Vamos levar para a avenida um resumo deste sentimento tão diversificado, o qual não vemos, mas sentimos. Acredito que será mais um belíssimo espetáculo da nossa ‘Deixa Fala'”, finalizou ele.

Carnaval na Cidade Branca

Em Corumbá não é diferente. Todos os enredos estão definidos e a expectativa é de que até a segunda semana de dezembro os sambas estejam disponíveis para os foliões nas principais plataformas de áudio.

“Aqui já está a todo o vapor, todas as escolas trabalhando em seus barracões, os enredos já estão definidos e os sambas também”, explica Victor Raphael, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá).

“A expectativa é que até o dia 15 de dezembro a gente faça o lançamento de todos os sambas nas plataformas digitais, assim como temos feitos nos últimos 3 anos”.

Segundo, Victor, todas as escolas de samba da Cidade Branca receberam as parcelas da subvenção municipal do carnaval, o que possibilitou que todas comprassem os materiais necessários para iniciarem os preparativos que precedem a folia.

“Com o carnaval um pouco mais cedo, algumas delas já estão realizando ensaios, para chegar na folia todo mundo treinado para fazer um belíssimo carnaval”, pontuou ele. “Mas aqui em Corumbá já está todo mundo a todo vapor nós estamos com esse planejamento desde agosto e ele vem sendo cumprido à risca. As escolas já estão mobilizadas para realizar o seu desfile”, concluiu.

Confira a ordem de cada escola nos desfiles

Campo Grande

  • 12/02 (segunda): Herdeiros do Samba, Cinderela Tradição, Vila Carvalho e Os Catedráticos do Samba
  • 13/02 (terça-feira) Deixa Falar, Igrejinha e Cruzeiro

Corumbá

  • 11/02 (domingo): Marquês, Mocidade, Caprichosos, e A Pesada
  • 12/02 (segunda-feira): Imperatriz, Vila Mamona, Major Gama, Estação Primeira e Império do Morro

Saiba Mais