Fim do mistério: confira como vai ficar a Casa do Artesão, em reforma há 11 meses em Campo Grande
MidiaMAIS fez visita guiada no local, mostra como ficou a restauração e revela detalhes curiosos
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os tapumes no entorno da Casa do Artesão, localizada no cruzamento da avenidas Afonso Pena com a Calógeras, Centro de Campo Grande, não mais escondem a imponente fachada. Nos últimos dias de pintura, a nova cor já aparece para os curiosos, em uma obra que entra na fase final na primeira semana de novembro.
O MidiaMAIS recebeu um convite e fez uma visita guiada no local, mostrando como ficou a restauração, anexo e revela detalhes que aguçam a curiosidade de todos aqueles que apreciam a cultura e patrimônios históricos.
Centenário, o prédio foi construído entre 1918 e 1923. A última revitalização havia ocorrido há cerca de duas décadas e parte do madeiramento precisou ser refeito, mantendo a originalidade da estrutura. Dessa forma, com o projeto em mãos, precisaram ser feitas adaptações e a previsão de entrega, um ano após o início das obras, precisou ser adiada para janeiro de 2023.
“A parte de acabamento já está bem avançada, a tubulação do ar-condicionado está pronta, os aparelhos já foram todos comprados e devem estar chegando na próxima semana para a instalação. A calçada também já está sendo feita e a fachada está em quase 100%”, afirmou a arquiteta Cláudia La Picirelli de Arruda.
Segundo a profissional, em novembro, com previsão a partir do dia 7, a intenção é que a equipe avance para o mezanino e instalação do painel.
“Vai ser feito o piso do mezanino, painel, pintura, gesso e aí retorna o acervo. A logística disto está com o pessoal do artesanato, mas, precisamos da plataforma elevatória para entregar a obra. A intenção era ter tudo pronto em novembro, porém, houve um replanilhamento de questões defasadas, muita coisa não batia, foi necessário tirar uma parte deteriorada também”, explicou Arruda.
Semanalmente, a arquiteta diz que visita ao menos 4 vezes o local e brinca que a obra da Casa do Artesão é “a menina dos olhos”.
“Eu vim aqui antes, conheci para entender como seria o processo. Digo que agora a parte de layout, expografia, comercialização, tudo vai ser novo. Será uma vitrine de loja mesmo, com iluminação própria desenvolvida para todo o layout, além de um mobiliário pensado na exposição. A proposta é outra, totalmente diferente do que existia”, argumentou.
Sobre a fachada, Cláudia comenta que ela foi reconstruída fidedignamente. “Está na fase de pintura, no último ponto que faltava. Por dentro, o estoque também ficará separado e teremos um jardim de inverno, com uma árvore floreira e um muro verde. A pessoa poderá vir comprar um artesanato, tomar um café, comer um lanche, uma experiência maravilhosa”, finalizou.
Casa do Artesão é patrimônio histórico e cultural de MS
Situada em um prédio centenário, que historiadores inclusive já afirmaram ter sido a primeira sede do Banco do Brasil, na capital sul-mato-grossense, o local faz parte do crescimento da cidade. Aliás, quem for visitar, ainda encontrará lá um enorme cofre, datado de 1920. O imóvel foi construído sob ordens de Francisco Cetraro e Pasquele Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni.
Segundo a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), a Casa do Artesão é um espaço singular de comercialização do rico e diverso artesanato de Mato Grosso do Sul. Quem chega na cidade, reconhece lá como um dos pontos turísticos e que recebe gente do mundo todo.
São pessoas que buscam a originalidade e a beleza de peças, criadas com matérias-primas e inspiração sul-mato-grossense. Para manter tamanha oferta de peças, centenas de artesãos deixam os trabalhos neste ponto de venda.
Durante reforma, peças da Casa do Artesão estão na Morada dos Baís
A Morada dos Baís abriga a Casa do Artesão temporariamente, enquanto ocorrem as reformas. Neste período, a Morada e o Sesc-MS também tiveram restauração da pintura, segundo a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).
Desde outubro de 2021, a nova Morada dos Baís é um ponto estratégico da cultura no Centro da Capital e fomenta todos os segmentos. O prédio abriga também o Centro Municipal de Referência em Artesanato, exposição permanente de artistas regionais, gastronomia e shows musicais.
O acervo de Lídia Baís permanecerá no local, aberto ao público interessado em conhecer um pouco mais sobre a história da artista visual, que é referência para artistas do mundo todo.
Confira a visita guiada do MidiaMAIS na nova Casa do Artesão:
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Gilmar Mendes prorroga comissão que discute Lei do Marco Temporal até final de fevereiro
A última audiência estava marcada para o final de dezembro, mas o calendário ainda não previa sessões para a votação da proposta final
Dois coronéis de Mato Grosso do Sul estão entre indiciados pela PF por tentativa de golpe
Indiciamentos foram feitos nesta quinta-feira (21)
VÍDEO: Homem ateia fogo na casa da própria irmã e a ameaça de morte por dívida de drogas em MS
O homem afirmou aos policiais que tem uma dívida de droga com a irmã
Membro do PCC, ‘espião’ de Marcola é transferido para Presídio Federal no Rio Grande do Norte
Henrique Abrão Gomes estava preso na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.