Panetone e chocotone são aquelas gostosuras que muita gente fica só esperando o chegar para “se deliciar horrores”. Inclusive, estes produtos fazem tanto sucesso que muitos locais os deixam nas prateleiras, bem depois das festas de e até em outras datas, como a Páscoa, por exemplo. Mas, já imaginou prová-los em um pastel, misturado com um creme e uma massa doce, parecida com churros?

É justamente o que fez Elaine Faria, de 41 anos. Com a cabeça a mil pensando em novos recheios, a empresária e cozinheira fez inúmeros testes, colocando funcionários, filhos e até o marido para aprovarem ou não os novos sabores. Por fim, saíram os sabores especiais de fim de ano, entre eles o de pernil, que, inclusive, a dona da Pastelândia pretende manter no cardápio.

“Eu estou o tempo todo pesquisando, juntando receitas, e o perfil é algo que todo mundo escolhe para o fim de ano. O pernil vai desfiado com temperos, além de ter um vinagrete de cebola roxa de acompanhamentos, catupiry para selar a massa e, quem quiser, ainda vai um molho barbecue por cima. No meu caso, pretendo manter direto no cardápio por conta do recheio suíno aqui ter só calabresa e o bacon”, contou Elaine ao MidiaMAIS.

Chocotone e panetone no pastel

Recheio e massa do pastel de chocotone. Foto: Elaine Faria/Arquivo Pessoal
Recheio e massa do pastel de chocotone. Foto: Elaine Faria/Arquivo Pessoal

No caso do pastel de chocotone, Elaine explica que o recheio é de chocotone com creme de brigadeiro e gotas de chocolate. Já o pastel de panetone tem frutas cristalizadas e a massa de pastel de churros, com o sabor de doce de leite, além de gotas de essência de panetone e um creme de leite ninho.

“Eu provei e ficou bem gostoso. Pastel é algo que todo mundo gosta. O meu pai, por exemplo, adorava pastel e eu sempre buscava na feira para ele. E em casa eu já tinha o tacho, só precisei comprar mais alguns equipamentos e pesquisar bastante a massa”, explicou.

Cozinheira desde sempre, Eliane atuava como técnica de enfermagem, mas, sempre teve vontade de empreender. “Na verdade, sempre diz empadão, torta banoffee e sobremesas na taça para vender, mas, o pastel ainda não passava pela minha cabeça. E eu estava negociando para ter uma pequena fábrica de salgados, mas, ia ficar muito caro, até que conheci os pastéis. Achei uma massa colorida, saborosa e logo que divulgamos, todo mundo gostou”, ressaltou.

Massas kids são coloridas e recheio tem até marshmallow

Pastel kids tem massa de diversas cores, chocolate e até marshmallow. Foto: Elaine Faria/Arquivo Pessoal
Pastel kids tem massa de diversas cores, chocolate e até marshmallow. Foto: Elaine Faria/Arquivo Pessoal

De ‘Império do Salgado', o negócio ganhou novo nome. “Eu chamei o meu marido e falei pra ele da ideia e ele me apoiou em tudo. Tenho três filhos, de 22, 17 e 11 e a mais velha inclusive ajuda bastante, então, a gente está falando sobre as nossas ideias. Agora mesmo saiu um sabor novo das massas kids, são todas coloridas e as crianças adoram, ainda mais agora, com marshmallow e chocolate”, comentou.

Foto: Elaine Faria/Arquivo Pessoal
Foto: Elaine Faria/Arquivo Pessoal

Antes do espaço físico, inaugurado há menos de um mês, Eliane fala que atuava somente com o delivery, porém, alguns clientes começaram a reclamar, dizendo que “gostam de comer o pastel quentinho e da hora, no local”.

“Foi aí que eu comecei a procurar um endereço e achei esse lugar no bairro Coophasul”, falou.

Já nas redes sociais, um dos pastéis viralizou, principalmente por ser época da do Mundo e o alimento ter as cores verde e amarelo. “Ele é metade parmesão e metade ervas finas, por isso as cores verde e amarelo. Só que alguns clientes e até jornalistas perguntaram se poderiam chamar de o pastel da Copa e eu deixei. Só que aqui no cardápio ele é chamado de brasileirinho. São muitas ideias, tudo vai acontecendo, então, busco inovar toda hora”, finalizou.

Veja o vídeo da variedade de pastéis: