Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Tucano ‘rouba’ filhote para se alimentar, derruba ninho e sobrevivente é levado para o Cras

Família limpava quintal quando escutou barulho e flagrou a queda do ninho. Dos dois filhotes, apenas um sobreviveu
Graziela Rezende -

Em 11 anos de chácara, a empresária Tatiana Ota, de 36 anos, já colaborou no de diversos animais. Quando não era ela, era o pai ajudando a salvar coruja, gambá, teiú, quati, cobra e até anta, levando os animais feridos para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em . Desta vez, foram recém-nascidos que chamaram a atenção da família, enquanto limpavam o quintal.

Tudo aconteceu quando o pai da Tati, como ela é conhecida, estava roçando a vegetação e escutou um barulho. “Existem vários ninhos aqui ao redor, geralmente de pássaros. Este que caiu inclusive a gente acha que é canarinho. Ficamos um tempo esperando a voltar, mas, não voltou. E o filhote estava abrindo a boca, queria alimento, então levamos ao Cras”, relembrou.

Outros animais resgatados em chácara de Campo Grande. Foto: Tatiana Ota/Arquivo Pessoal
Outros animais resgatados em chácara de Campo Grande. Foto: Tatiana Ota/Arquivo Pessoal

Ao chegar, Tati contou que viu o momento em que o tucano comeu um dos filhotes e, com a movimentação, o ninho caiu. “Colocamos em uma árvore mais baixa e deixamos lá um tempo, mas, a mãe realmente não apareceu. E é a mãe que leva alimento, então, achei melhor levar no Cras, até para não contaminar porque era muito novinho. Eles fizeram uma papinha e deram em uma seringa”, explicou.

Como é a alimentação do tucano?

A alimentação do tucano consiste em frutas, insetos, ovos e podem predar filhotes de outras aves. Segundo especialistas, os , quando estão em seu ambiente natural, não economizam no tipo de alimento. A variedade nutritiva dependerá da quantidade de árvores frutíferas encontradas no local onde o animal vive.

Como pássaros estacionários, uma vez que estão em um lugar, ficam para morar até que sejam obrigados a procurar comida em outro local.

Este fato pode ser prejudicial ao manter uma dieta balanceada, principalmente quando os frutos são escassos. Mas a vantagem dos tucanos é que eles são adaptáveis às circunstâncias porque eles também comem insetos.

Leia também:

Raro, animal em extinção é avistado com filhote em cidade de MS: ‘É como ganhar na mega-sena’

‘Ah, pronto, agora quero uma arara’: ave símbolo de Campo Grande também pode ser um pet

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fluminense tem gol e pênalti anulados e vê Bahia largar em vantagem na Copa do Brasil

Carreta carregada com gado tomba em Campo Grande

Homem é preso por manter mulher sob cárcere privado

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

O lançamento aconteceu nesta quinta

Brasil

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Órgão baixou norma que estabelecia vigilância sobre transações

Loterias

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Acumulou e está estimado em R$ 8 milhões para o próximo sorteio

Trânsito

BR-163 é liberada seis horas após acidente com quatro carretas e explosão

Ninguém ficou ferido