Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Primeiro grupo de rap indígena do país, Brô MC’s sai de MS nesta madrugada para o Rock in Rio

Brô MC’s dividirá palco com Xamã no Palco Sunset, no próximo sábado (3). Show vai mesclar culturas e referências em prol do amor ao hip hop
Nathália Rabelo -
Brô MC's
Brô MC's se apresentam no próximo sábado (30) no Rock in Rio (Foto: Divulgação)

Uma das principais atrações do Palco Sunset no próximo sábado (3), o grupo de rap indígena Brô MC’s, de Mato Grosso do Sul, embarca na madrugada desta quarta-feira (31) rumo ao Rock in Rio, que começa na sexta-feira (2). Com discografia que mistura o português e o guarani, o quarteto vai dividir palco com Xamã, um dos maiores nomes do rap brasileiro na atualidade.

Formado por Kelvin Mbaretê, Bruno Veron, Clemersom Batista e Charlie Peixoto, da etnia Guarani Kaiowá, das aldeias Jaguapiru e Bororó, em , Brô MC’s carrega a força da comunidade indígena na voz. A principal missão dos artistas, segundo eles, é representar o cotidiano do seu povo, bem como suas lutas, por meio da música.

Em meio a correria da viagem, Kelvin Mbaretê deu alguns detalhes sobre a viagem ao MidiaMAIS. Ele disse que o grupo está se preparando para o embarque ao , que ocorre na madrugada desta quarta para quinta-feira. É a primeira vez que grupo se apresenta no Rock in Rio, considerando um dos principais festivais de música do mundo.

“Estamos focados nas músicas”, disse. Questionado sobre as canções que serão apresentadas, afirmou que a setlist – lista da apresentação – já está montada.

Representatividade indígena

Diretamente de Dourados, uma das principais cidades de Mato Grosso do Sul, Brô MC’s é a primeira banda de rap indígena do Brasil. Formado pelos quatro amigos indígenas que tinham o sonho de falar sobre o cotidiano de cada um, foi na música que eles encontraram a voz para conversar com todo o país.

Em 2022, completaram 13 anos de carreira com muitas conquistas e oportunidades. Além da estreia no Rock in Rio, o grupo também já foi notado pelo DJ Alok, com quem já gravou uma música e até se apresentou em conjunto na Expogrande deste ano.  

Músicas com artistas regionais, como Marina Peralta em ‘Demarcação’, participações em longa-metragem, universidades, festivais nacionais – o último foi o Festival de Inverno de – também integram o currículo da banda.

O grupo também acaba de produzir uma música para a trilha sonora da Pantanal. ‘Jaraha’ foi remixada e produzida em parceria com Alok.  

Show no Rock in Rio

O dia do rap terá, próximo sábado (3), terá o grande encontro entre Xamã e Brô MC’s. O em conjunto tem de tudo para ser um dos mais interessantes do Palco Sunset, visto que vai mesclar culturas e referências em prol do amor ao hip hop.

Espetáculo está marcado para acontecer às 16h55 (horário de Brasília). Confira a line-up completa aqui.

Como tudo começou

Os integrantes do Brô MC’s iniciaram a carreira em 2009. Ignorando preconceitos e objeções para serem reconhecidos no espaço do rap brasileiro, eles tinham o sonho de levar as vozes das aldeias para o país.

As letras falam sobre a luta pela terra, a questão da identidade indígena, problemas como o consumo de álcool e drogas e também altos índices de suicídio na aldeia.

“Minha fala é forte e está comigo / Falo a verdade, não quero ser que nem você / Canto vários temas e isso que venho mostrando / Voz indígena é a voz de agora”, diz a tradução da letra de “Koangagua”, cantada em guarani. Os vídeos, inclusive, têm legenda para o público entender o significado das canções.

“Quando eles [lideranças indígenas] viram que as letras falavam da nossa realidade, eles nos apoiaram. Agora até crianças e jovens nos apoiam”, relatou Bruno Veron ao Jornal Midiamax.

Grupo também já teve passagem pelo Festival de Berlim com a música “Terra Vermelha” na curta-metragem “E Busca da Terra Sem Males”, e também na série “Guateka”.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF