É possível que algumas cenas choquem o público que acompanhará a estreia de “Pantanal” nesta segunda-feira (28), na TV Globo. Embora comuns para certos costumes regionais e épocas, é possível que novas gerações desconheçam certas práticas antigas e questionáveis que ainda existem por aí e aparecerão na novela.

Uma delas é a atitude de Joventino (Irandhir Santos), que paga a prostituta Generosa (Giovana Cordeiro) para tirar a virgindade de seu filho garoto, o protagonista Zé Leôncio (Drico Alves), a fim de que ele “vire homem”. A prática era muito comum no passado e ainda não foi abolida, embora hoje não seja tão mencionada.

Joventino e José Leôncio nas primeiras cenas – (Foto: João Miguel Jr/TV Globo)

Criado no lombo do cavalo de seu pai, sem uma presença feminina, o jovem Zé Leôncio perdeu a mãe precocemente e aprendeu a viver em comitiva pelo interior do país desde muito novo. Será durante as comitivas, numa das pausas para descanso dos peões, que ele terá sua primeira vez.

O peão só descobrirá no futuro que esse encontro gerou um filho: José Lucas de Nada (Irandhir Santos, que no início interpreta o avô Joventino). Nos primeiros momentos, enquanto menino, José Leôncio é interpretado pelo ator Drico Alves, depois cresce e ganha o rosto de Renato Góes. Na última fase, o ator Marcos Palmeira assume o papel.

Zé Leôncio e Generosa, a prostituta responsável por tirar sua virgindade – (Foto: João Miguel Jr/TV Globo)

Resumo de Pantanal

Confira abaixo o resumo de tudo o que vai rolar no primeiro capítulo, que terá 1h30 de duração na tela da Globo esta noite, logo após o Jornal Nacional:

SEGUNDA-FEIRA, 28 de março
Joventino leva sua comitiva e ensina seu filho José Leôncio, ainda criança, a ser um peão. Pequena passagem de tempo. José Leôncio chega ao Pantanal com sua comitiva e Joventino decide ficar e comprar suas terras.

Chico incentiva os sitiantes a lutarem por suas terras. Joventino e José Leôncio caçam marruás para a fazenda. Um touro bravo derruba o peão Anacleto e foge. Joventino sai para pegar o marruá fugido e José Leôncio vai atrás do pai.

Anacleto incentiva os peões a se revoltarem contra o patrão. José Leôncio enlaça o touro, mas seu pai o solta. Os sitiantes descobrem que terão que abandonar suas terras e decidem lutar. Joventino sai sozinho à caça do touro. Anacleto exige que José Leôncio pague a ele e aos outros peões. Joventino volta com uma boiada de marruás e todos o admiram.