Pesquisadores da UFMS criam guia e identificam mais de 200 espécies na região do Lago do Amor

O guia traz a relação de animais já identificados no local, com o nome científico, popular e descrição
| 22/04/2022
- 10:11
Pesquisadores da UFMS criam guia e identificam mais de 200 espécies na região do Lago do Amor
Aves no Lago do Amor (Foto: Marcos Ermíno/Midiamax)

Pesquisadores criaram um guia que identificou mais de 200 espécies de animais no Lago do Amor. O manual foi organizado pelo professor Fernando Rogério de Carvalho, do Instituto de Biociências (Inbio). De acordo com o levantamento, são 231 espécies de animais, entre residentes e visitantes ocasionais, sendo 150 de aves, 30 de mamíferos, 23 de répteis, 19 de peixes e nove de anfíbios.

“O Guia foi construído com o objetivo principal de levar a informação correta aos estudantes e campo-grandenses que visitam essa área turística do município, e que sempre se deparam com alguns animais. O nosso intuito é mostrar a diversidade escondida no Lago do Amor”, afirma o professor.

O levantamento dos animais surgiu a partir de um edital da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), para publicação de materiais de divulgação científica com temas de impacto social. Foi quando o pesquisador decidiu reunir informações sobre os animais do Lago do Amor, com a participação dos professores Sarah Mângia, Maria Eduarda Garcia, Rudi Laps, Vanda Lúcia Ferreira, Diego Santana, Willian Nassar Eduardo, Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira e Diogo Provete.

A cuíca d’água é um dos destaques entre os vertebrados existentes na , por ser uma espécie ainda pouco conhecida pela comunidade científica. “É bastante rara, ela está categorizada como ‘dados insuficientes’. A gente não conhece quase nada da história de vida desta espécie, mas temos ali no Lago do Amor. Isso mostra que conservar essa área tal como ela está, com as suas propriedades mais naturais possív00eis, é de suma importância para manter a fauna”, pontua Carvalho.

O Guia de Identificação dos Vertebrados no Lago do Amor traz a relação de animais já identificados no local, com o nome científico, popular e descrição. Confira o levantamento completo aqui. 

Veja também

Cena de Pantanal mostra os atores durante refeição e flagrou o prato vazio

Últimas notícias