Guia Negro, ele acaba de lançar o Podcast Afroturismo, que propõe um bate-papo para levar o ouvinte a uma viagem sobre a história e a cultura negra, trazendo narrativas sobre o protagonismo negro com um novo olhar para o turismo.

O programa é apresentado por Guilherme com participação do fotógrafo e anfitrião de experiências Heitor Salatiel.

“A ideia do podcast é falar de viagem de uma outra forma, falando da cultura e da história negra, trazendo convidados que a cada semana falem de diferentes temas. Então, na estreia a gente fala do Bairro Da Liberdade, em São Paulo. Depois, a gente vai falar sobre a Festa de Iemanjá e vamos explicando alguns temas que não necessariamente são sobre viagens, mas que tenham a ver com essa vontade de viajar, de levar as pessoas para outros lugares”, contou o sul-mato-grossense ao Jornal Midiamax.

Dessa forma, o podcast recebe novos convidados a cada sexta-feira. Dentre os temas que já estão na programação, há também sobre o bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, e temas atuais. Segundo Guilherme, o afroturismo é um movimento inovador que propõe viagens mais diversas e conscientes.

“Tem sido um desafio legal. O podcast, além de falar com essas pessoas, tem um quadro que é apresentado pelo Heitor Salatiel, que dá dicas de viagens, de filmes e músicas sobre a temática que a gente está discutindo no programa”, comenta o jornalista.  

Outras atuações

O Podcast ‘Afroturismo’ é só mais uma vertente da atuação de Guilherme. No YouTube, ele comanda o quadro audiovisual Guia Negro Entrevista com bate-papo com personalidades negras de diferentes áreas que contam suas trajetórias, falam de questões raciais e dão dicas de cultura.