Para fugir da pandemia em Campo Grande, Lyra baixou game e agora acumula mais de 50 mil seguidores
Lyra descobriu um novo hobby, conseguiu fugir da pandemia e hoje acumula mais de 50 mil seguidores com o jogo eletrônico
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A empreendedora Lyra Líbero, de 32 anos, passou por momentos difíceis no início da pandemia. Dona de uma agência de marketing digital, as dificuldades ocasionadas pelo coronavírus fizeram com que a empresa ficasse sem demandas para continuar trabalhando. Em meio ao caos que reinava o cenário de Campo Grande na época, em meados de 2020, foi quando decidiu resgatar uma antiga paixão que há anos estava adormecida: o jogo The Sims. Depois de baixar o game, Lyra descobriu um novo hobby, conseguiu fugir da pandemia e hoje acumula mais de 50 mil seguidores que acompanham seus conteúdos na Internet.
Tudo isso aconteceu da maneira mais despretensiosa possível. Mesmo assim, Lyra tem fiéis seguidores no Youtube e TikTok que amam acompanhar seus vídeos sobre o jogo. Para quem ainda não conhece, The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real criado pelo designer de jogos Will Wright e produzida pela Maxis.
O primeiro jogo da série, The Sims, foi lançado em 4 de fevereiro de 2000. Os jogos da série The Sims são, em grande parte, jogos sandbox, pois não possuem objetivos definidos. Atualmente, o game está em sua quarta versão, mas Lyra teve sua primeira experiência há muitos anos atrás.
“Eu joguei The Sims 2 na época da faculdade e eu amava, era incrível. Então, você consegue construir uma casa, fazer um Sim [pessoa humana simulada], fazer uma vida para ele. Eles [Sims] tem todo um idioma, roupinhas, etc. Ou seja, dá para simular uma vida real e você cuida da vida do seu Sim. Aí eu vi isso como uma ótima ideia para escapar, porque estava triste com a pandemia”, recorda a empresária.
@lyrasims ▪️ ⚫️☕️ #thesims4 #thesimsbuilds #RazeDanceChallenge ♬ Hayloft II – Mother Mother
Revivendo uma antiga paixão
As dificuldades e a ‘falta do que fazer’ na pandemia, quando Campo Grande ainda estava em lockdown, incentivaram Lyra a buscar alternativas para sair dessa realidade. O The Sims 4, assim, serviu como uma ótima opção.
“Foi uma fase na pandemia que eu estava triste, abalada e com medo igual todo mundo. Então, eu comecei a jogar para me distrair e realmente era um escapismo maravilhoso.” Nesse meio tempo, fez questão de entrar de cabeça dentro do novo universo. Além de jogar por horas em um único dia, também passou a acompanhar outros jogadores e conteúdos digitais sobre o game.
“Eu comecei a descobrir que a comunidade Simer é uma comunidade muito forte, que tem muita gente de todas as idades, as pessoas jogam e se ajudam. E tem vários perfis de simer: tem aquele que gosta do gameplay, tem o que gosta de construir casa – que é o lado onde me encontro – tem os Simers que gostam de fazer novelas dubladas. Eu achei canais no Youtube e comecei a ficar viciada nesse conteúdo. Não só em jogar no meu jogo particular, como eu comecei a pesquisar e acabou virando um hobby pra mim”.
O caminho para postar na Internet
O trajeto até que Lyra começasse a postar os próprios conteúdos sobre The Sims nas redes sociais aconteceu de maneira natural. Uma vez que já estava habituada com a jogabilidade, passou a compartilhar seus conhecimentos no TikTok. Lá, os vídeos bombaram.
“Vídeo meu sobre a história da Laura Caixão – que é uma personagem da franquia – pegou mas de meio milhão de visualizações”. Ao perceber o potencial dos conteúdos, decidiu apostar de vez no segmento com história dos personagens, construção de casas e gameplay.
Atualmente, ela tem 52,1 mil seguidores no TikTok e 1,82 mil no Youtube. Lyra também apostou nas lives para conquistar os fãs, especialmente aqueles que gostavam de assistir construção de casas no jogo.
“O povo amava. Tanto é que, nas primeiras lives, o povo vinha toda sexta-feira em ponto perguntando no Instagram se eu iria fazer live. O que eu achava ótimo porque eu adorava. E nessas lives eu me conectava bastante com quem me assistia […] a pessoa assiste como se fosse um entretenimento diário ou semanal”.
Hobby e escapismo
Apesar do sucesso que faz nas redes sociais, ela enxerga o jogo mais como um uma diversão do que profissão. Porém, se acontecesse, adoraria a ideia de trabalhar com o segmento.
“Foi um negócio totalmente acidental, eu já passo muito tempo no computador, trabalhando com a Internet. Eu trabalho com Internet há uns 15 anos, então pra mim ainda é um hobby, até porque ainda não monetizei 100%”, afirma a empreendedora.
Assim, em meio a um universo digital que simula a vida, foi no The Sims que Lyra encontrou o escapismo perfeito para fugir de todo o caos pandêmico, mas, também, se abriu para inúmeras possibilidades na vida real.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.