Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Para fugir da pandemia em Campo Grande, Lyra baixou game e agora acumula mais de 50 mil seguidores

Lyra descobriu um novo hobby, conseguiu fugir da pandemia e hoje acumula mais de 50 mil seguidores com o jogo eletrônico
Arquivo -
The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real
The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real

A empreendedora Lyra Líbero, de 32 anos, passou por momentos difíceis no início da pandemia. Dona de uma agência de marketing digital, as dificuldades ocasionadas pelo coronavírus fizeram com que a empresa ficasse sem demandas para continuar trabalhando. Em meio ao caos que reinava o cenário de na época, em meados de 2020, foi quando decidiu resgatar uma antiga paixão que há anos estava adormecida: o jogo The Sims. Depois de baixar o game, Lyra descobriu um novo hobby, conseguiu fugir da pandemia e hoje acumula mais de 50 mil seguidores que acompanham seus conteúdos na Internet.

Tudo isso aconteceu da maneira mais despretensiosa possível. Mesmo assim, Lyra tem fiéis seguidores no Youtube e TikTok que amam acompanhar seus vídeos sobre o jogo. Para quem ainda não conhece, The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real criado pelo designer de jogos Will Wright e produzida pela Maxis.

O primeiro jogo da série, The Sims, foi lançado em 4 de fevereiro de 2000. Os jogos da série The Sims são, em grande parte, jogos sandbox, pois não possuem objetivos definidos.  Atualmente, o game está em sua quarta versão, mas Lyra teve sua primeira experiência há muitos anos atrás.

“Eu joguei The Sims 2 na época da faculdade e eu amava, era incrível. Então, você consegue construir uma casa, fazer um Sim [pessoa humana simulada], fazer uma vida para ele. Eles [Sims] tem todo um idioma, roupinhas, etc. Ou seja, dá para simular uma vida real e você cuida da vida do seu Sim. Aí eu vi isso como uma ótima ideia para escapar, porque estava triste com a pandemia”, recorda a empresária.

@lyrasims ▪️ ⚫️☕️ #thesims4 #thesimsbuilds #RazeDanceChallenge ♬ Hayloft II – Mother Mother

Revivendo uma antiga paixão

As dificuldades e a ‘falta do que fazer’ na pandemia, quando Campo Grande ainda estava em lockdown, incentivaram Lyra a buscar alternativas para sair dessa realidade. O The Sims 4, assim, serviu como uma ótima opção.

[Colocar ALT]
Jogo The Sims 4 (Foto: Reprodução)

“Foi uma fase na pandemia que eu estava triste, abalada e com medo igual todo mundo. Então, eu comecei a jogar para me distrair e realmente era um escapismo maravilhoso.” Nesse meio tempo, fez questão de entrar de cabeça dentro do novo universo. Além de jogar por horas em um único dia, também passou a acompanhar outros jogadores e conteúdos digitais sobre o game.

“Eu comecei a descobrir que a comunidade Simer é uma comunidade muito forte, que tem muita gente de todas as idades, as pessoas jogam e se ajudam. E tem vários perfis de simer: tem aquele que gosta do gameplay, tem o que gosta de construir casa – que é o lado onde me encontro – tem os Simers que gostam de fazer dubladas. Eu achei canais no Youtube e comecei a ficar viciada nesse conteúdo. Não só em jogar no meu jogo particular, como eu comecei a pesquisar e acabou virando um hobby pra mim”.

O caminho para postar na Internet

O trajeto até que Lyra começasse a postar os próprios conteúdos sobre The Sims nas aconteceu de maneira natural. Uma vez que já estava habituada com a jogabilidade, passou a compartilhar seus conhecimentos no . Lá, os vídeos bombaram.

“Vídeo meu sobre a história da Laura Caixão – que é uma personagem da franquia – pegou mas de meio milhão de visualizações”. Ao perceber o potencial dos conteúdos, decidiu apostar de vez no segmento com história dos personagens, construção de casas e gameplay.

Atualmente, ela tem 52,1 mil seguidores no TikTok e 1,82 mil no Youtube. Lyra também apostou nas lives para conquistar os fãs, especialmente aqueles que gostavam de assistir construção de casas no jogo.

“O povo amava. Tanto é que, nas primeiras lives, o povo vinha toda sexta-feira em ponto perguntando no Instagram se eu iria fazer live. O que eu achava ótimo porque eu adorava. E nessas lives eu me conectava bastante com quem me assistia […] a pessoa assiste como se fosse um entretenimento diário ou semanal”.

Hobby e escapismo

Apesar do sucesso que faz nas redes sociais, ela enxerga o jogo mais como um uma diversão do que profissão. Porém, se acontecesse, adoraria a ideia de trabalhar com o segmento.

“Foi um negócio totalmente acidental, eu já passo muito tempo no computador, trabalhando com a Internet. Eu trabalho com Internet há uns 15 anos, então pra mim ainda é um hobby, até porque ainda não monetizei 100%”, afirma a empreendedora.

Assim, em meio a um universo digital que simula a vida, foi no The Sims que Lyra encontrou o escapismo perfeito para fugir de todo o caos pandêmico, mas, também, se abriu para inúmeras possibilidades na vida real.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Últimas Notícias

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem