Para continuar legado, neto de Conceição dos Bugres esculpe bugrinho em tronco de Campo Grande
Obra pode ser admirada na rua 15 de Novembro com a Calógeras
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Falecida em 1984, Conceição dos Bugres é uma figura emblemática de Mato Grosso do Sul. A sua vida trouxe frutos e, agora, parte dessa história pode ser admirada a céu aberto na rua 15 de novembro com a Calógeras, em Campo Grande. O seu neto, Mariano Antunes Cabral Silva, usou um tronco de árvore parado para confeccionar o famoso bugrinho ao vivo na manhã desta sexta-feira (21).
Ele teve essa ideia durante um passeio com a mãe, a também artista Sotera Sanches da Silva, quando observou o pedaço de toco natural que daria uma bela obra. “Semana passada nós viemos aqui e na mesma hora pensamos em fazer um bugrinho neste toco. Aí o Douglas foi atrás para viabilizar para a gente fazer. Muita gente não conhece os bugrinhos e o nosso objetivo é as pessoas conhecerem”, contou Mariano.
Com o bugrinho na região, e próximo à Casa do Artesão, a população campo-grandense poderá descobrir as origens dessa escultura que já permeia gerações.
A continuação do legado
Mariano é quem continuou o trabalho da veterana. Ele recorda que os bugres surgiram devido a um sonho de Conceição.
“Minha vó sonhou, levantou-se do sonho e daí pegou uma rama de mandioca e viu que parecia um bugre. Fez um rosto na rama de mandioca. Começou assim, depois ela trocou a rama pela madeira, porque aquele material ia apodrecer”, revela.
Então, ele passou a ajudar sua avó com os bugrinhos aos oito anos de idade. Atualmente com 56, é o único continuador da arte de Conceição dos Bugres.
“Eu ia sempre na casa da minha avó para aprender. Passava lá e acabava pousando por lá. Hoje tenho os bugrinhos na Casa do Artesão. Os preços variam de 50 a 300 reais, dependendo do tamanho. Também aceito encomendas e muitos dos bugrinhos que fiz estão espalhados pelo mundo”, finaliza Mariano.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.