Para celebrar 'Dia da Toalha', fãs de Campo Grande resgatam legados que originaram o Orgulho Nerd

O Dia da Toalha, conhecido como Dia do Orgulho Nerd, é comemorado nesta quarta (25). Na Capital, hoje é dia de celebrar toda uma cultura
| 25/05/2022
- 08:00
Dia da Toalha em Parada Nerd
Parada nerd em Campo Grande (Foto: Bia Foto Criativa)

Hoje é dia 25 de maio e, se você acessou as nas últimas horas, com certeza já se deparou com as celebrações do Dia do Orgulho Nerd, ou melhor, o Dia da Toalha. De primeira, muitas pessoas ficam confusas na hora de tentar entender essa relação. Por isso, o MidiaMAIS conversou com fãs e especialistas do mundo nerd para contar a origem desse mistério. Mas nós já adiantamos um pequeno spoiler: tudo começou devido a um livro.

O dia 25 de maio foi escolhido para representar o Dia da Toalha em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que morreu em 11 de maio de 2001. Sua obra sempre foi lendária na literatura nerd, principalmente por misturar ficção científica com elementos humorísticos.

Segundo Danilo Yonamine, 30 anos, CEO da Parada Nerd em Campo Grande, a nomenclatura ‘Dia da Toalha’ se deu porque é um dos itens essenciais para um mochileiro levar em uma viagem, conforme constado no livro de Adams. Além de ser uma data que resgata a memória do movimento nerd, é considerada uma forma de manifestação da cultura em sua forma mais livre na Capital.

“É um público bem ativo, podemos observar pelo aumento na demanda pela cultura pop, novas lojas estão abrindo, cada vez mais pessoas vão assistir filmes desse universo, novas pessoas começam a frequentar os locais da comunidade, os assuntos já estão sendo falados em vários ambientes e até mesmo nas rádios de Campão podemos observar algumas músicas sendo tocadas”, afirma Danilo.

Orgulho nerd — universo de paixões

CEO da Parada Nerd ainda revela que os fãs desse universo Geek, da Capital, possuem faixa etária que vai, geralmente, de 18 a 24 anos. No entanto, determinar uma idade certa atualmente é uma ideia que vem se diluindo, visto que o acesso facilitado a Internet proporcionou maior consumo de conteúdo.

Cosplays na Parada Nerd em Campo Grande
Cosplays na Parada Nerd em Campo Grande (Foto: Alphonso Park)

“Hoje em dia é muito comum vermos pessoas consumindo as plataformas de streaming nos próprios celulares e até mesmo nas salas, com a família, diferente de alguns poucos anos atrás, quando o conteúdo era consumido nos quartos”.

O universo nerd também se ramifica em várias vertentes consumidas simultaneamente pelo público. Isadora Echeverria, por exemplo, ama a saga e o universo da Marvel. Aos 23 anos, ela afirma à equipe de reportagem estar contente com o protagonismo feminino implementado na cultura pop.

Dia da Toalha para relembrar os clássicos

Isadora se apaixonou pelo vídeo game ainda criança quando foi apresentada a um game de Star Wars, até hoje sua saga preferida. Além disso, cresceu acompanhando a evolução da Marvel. Hoje, celebra o fato do protagonismo feminino estar conquistando mais espaços nas obras.

“Acredito que o termo ‘nerd’ vem mudando com os anos, hoje a cultura pop envolve muitas coisas e muitas culturas diferentes. A gente tem muitas produções de várias partes do mundo sendo representadas e ainda se encaixando no termo nerd, acho isso incrível”, revela.

Isadora Echeverria é fã da cultura nerd
Isadora Echeverria é fã da cultura nerd (Foto: Arquivo Pessoal)

Para ela, o Dia da Toalha, então, tem um significado a mais: relembrar os clássicos e onde tudo começou. Mesmo depois de tantos anos, eles continuam de extrema importância para o movimento.

Questionada sobre os seus planos para comemorar o Dia da Toalha, Echeverria revela sua tradição. “Só ficar em casa assistindo Star Wars e postar referência de Guia do Mochileiro das Galáxias como todo ano para não perder o costume”.

Parada Nerd em Campo Grande

A Parada Nerd de Campo Grande é um dos eventos mais esperados na Capital. Apesar da ansiedade do público, Danilo Yonamine revela que nada de concreto está decidido.

“Começamos algumas conversas e reuniões, estamos trabalhando, buscando parcerias e patrocínios para viabilizar a nova edição e para que ela seja realizada o mais breve possível”, conclui o CEO do evento.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Veja também

Lucas Guimarães, marido de Carlinhos Maia, se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter,...

Últimas notícias