Para começar o ano respirando arte, praticando e experimentando a magia do Teatro, vem ai uma oportunidade bem interessante aos aspirantes a artistas, novos atores e todos aqueles que sonham em estar num palco, mas que ainda não tiveram aquela oportunidade. Então, talvez, essa seja aquela chance que você tanto procura.  É o projeto “Amadores II Edição” que está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro para uma oficina de teatro. O trabalho é uma iniciativa do diretor Nill Amaral, da Cia OFIT – Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.

Nill Amaral, diretor da Cia Ofit, explica que “Amadores II Edição” surgiu do desejo de revisitar um dos principais trabalhos da Companhia: o projeto “Amadores: o que você gostaria de dizer através do teatro e não teve a oportunidade”, concebido no ano de 2017.

“A proposta é dar continuidade à integração de artistas profissionais e amadores na concepção de uma experiência teatral. Para isso, serão selecionados três artistas amadores com experiência iniciante e características distintas, de forma a contemplar as pluralidades sociais, raciais, de gênero, etc”, enfatiza Nill que destaca pontos importantes do projeto, “Serão três candidatos selecionados. Eles receberão um cachê correspondente ao valor de um salário mínimo mensal para os ensaios e cumprimento de uma temporada de três apresentações”.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira com base no formulário de inscrições e, por fim, uma entrevista que será realizada no SESC Cultura, na sala de Artes Cênicas. O resultado da seleção e a data da entrevista, com data e horário, serão informados aos candidatos por e-mail. A previsão é de que o resultado saia no dia 25 de janeiro.

A Ideia

“Amadores II Edição” é um projeto que irá trabalhar conceitos de concepção de construção de personagens e de espetáculos. As pessoas selecionadas, artistas amadores, participarão de processos criativos com o intuito de compreender diferentes técnicas que proporcionarão uma imersão na linguagem teatral e integrar todas as fases de construção de uma peça de teatro. Algo que passa desde a pré-produção e ensaios até chegar a hora mais desejada – o abrir das cortinas para as apresentações diante dos olhos da plateia.

“Serão três sessões gratuitas da peça, ou seja, haverá apresentações gratuitas em temporada continuada, de quinta a sábado, para o público, com indicação a partir dos 12 anos de idade”, informa Nill que vê na vivência teatral o grande clímax do projeto, “É a possibilidade da pessoa viver do início ao fim as etapas de uma espetáculo e entender todo o trabalho que há por detrás do teatro. Mais do que subir no palco,o teatro começa antes mesmo da montagem da peça. Tem todo um trabalho de equipe que se inicia com meses de antecedência das apresentações. O projeto também destaca a importância deste processo”.

Fotos: divulgação

Os candidatos inscritos deverão comparecer nos dias e horários informados por correio eletrônico (e-mail). Os selecionados que não comparecerem à entrevista nos dias mencionados, serão inabilitados dentro do projeto.

Os interessados no projeto podem acompanhar outras informações pelas redes sociais da Cia OFIT, @ofitciaInstagram e Facebook.