Para Juma, a personagem de Alanis Guilen, tudo é novidade. E assim como na música de Belchior, o medo de avião vai fazer a pantaneira que vira tomar ações inesperadas, como visto no capítulo da quarta-feira (11). Juma não esconderá seu medo de viajar de avião, e vai “surtar” completamente ao embarcar.

De onde surgiu essa viagen? Vamos lá: após ter uma longa “DR” com Zé Leôncio envolvendo vários assuntos, Jove — interpretado por Jesuíta Barbosa — se revolta, faz as malas e decide fugir antes mesmo que seu pai o expulsasse de casa. Claro, ele não faria isso sem sua amada.

Assim, o jovem levou Juma ao escondido, em uma espécie de “missão secreta”. Além de embarcar de volta ao Pantanal só para buscar a amada, ele ainda arranjou documentos para ela.

Só que Juma não vê a hora de voltar para a casa após chegar ao . O maior problema será o contato da personagem com a aeronave: “Não entro nessa joça”, afirmou a jovem pantaneira a Jove, que tentou de todas as formas contornar a situação, e conseguiu.

Juma e o avião

Na parte de trás do avião, Juma encarou a janela, descrente em tudo que vê e pasma ao descobrir que um ser humano pode chegar em um ponto tão alto do céu. “O que é aquilo lá?”, questiona ela. “São as mesmas nuvens que você vê lá de baixo, só que vistas do alto”, explica Jove.

Cena que foi ao ar em 1990, com Juma e Jove “originais” | Reprodução | TV Manchete

Em outro diálogo, Juma fica cismada com o tamanho do Rio. “É água?”, pergunta Juma.
“Claro que é água, Juma!”, responde ele. “Nunca que vi um rio tão pequeno”, diz ela, abismada. “Porque não é um rio, nem uma vazante, nem uma lagoa, é uma piscina. Agora vem, vamos entrar sem fazer barulho, antes que alguém nos veja”, explica Jove.

Vale lembrar que a cena existe na versão original da novela, exibida em 1990. Toda a viagem de Juma ao RJ, a propósito, foi icônica, desde a saída do Pantanal até como o embarque num voo comercial até a Cidade Maravilhosa.

E quem não tem medo de avião?

Viajar de avião, sem dúvidas, foi uma das maiores aventuras que a personagem viveu até o momento, mas surgiu o questionamento: quem nunca teve medo de avião? Afinal, a situação inspirou desde a literatura até a composições, como “Medo de Avião”, do cantor Belchior.

Mas, sim, existem pessoas que sentem um medo além do “normal”, um transtorno conhecido como aerofobia, que é relacionado à ansiedade e que afeta um número enorme de pessoas, geralmente conectado a outras fobias, como medo de altura.

Dicas de como perder medo de avião

O site Melhores Destinos, especializado em viagens, separou algumas dicas práticas para você enfrentar seu medo de avião, confira:

1. Descubra e obstrua os gatilhos que desencadeiam o medo
Descubra o que o assusta e examine como sua reação de ansiedade é desencadeada. Seu objetivo é identificar seus gatilhos específicos, para que você possa gerenciar seu medo e até controlá-lo. Aprender o que o desencadeia facilita a desativação.

2. Conhecimento
A ansiedade prospera com a ignorância e se alimenta de pensamentos catastróficos. Leia e se informe sobre o mundo da aviação. Veja vídeos na internet e documentários sobre segurança dos voos. Familiarize-se com os fatos, pois ajudarão você gerenciar sua ansiedade. As turbulências são tidas como o maior medo dos passageiros. Ainda que seja severa, apesar do desconforto ela irá terminar e você sempre estará seguro. Não esqueça, é claro, de sempre utilizar o cinto de segurança e seguir as orientações da tripulação.

3. Antecipe sua ansiedade
Tente se antecipar ao seu medo. A ansiedade pode ser muito maior que o medo e muito maior do sentimento que você terá durante o voo. Se você conseguir antecipá-la, você se sentirá melhor durante a viagem.

4. Separe o medo do perigo
Muitas vezes é difícil separar a ansiedade do perigo, porque seu corpo reage exatamente da mesma maneira para ambos. Tente intitular o seu medo de ansiedade ao dizer para si mesmo que aquilo é passageiro e que você não está em perigo, apesar de estar passando por uma crise de ansiedade intensa.

5. Viagem confortável
Use roupas confortáveis ​​para minimizar sua sensação de desconforto corporal, leve qualquer medicamento que você precise e mantenha-se hidratado enquanto estiver no avião.

6. Eduque seus companheiros de viagem como ajudá-lo
Outros passageiros precisam saber o que lhe assusta e o que lhe ajuda para lidar com a ansiedade e o medo durante o voo. Como tarefa você deve avisá-los e explicar claramente o que você achar mais útil para aliviar os seus anseios.

7. Se distraia com atividades de interesse

você pode baixar um no celular para assistir durante o voo ou instalar jogos no aparelho, pode levar um livro interessante para ler.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)