‘Não entro nessa joça’: Em Pantanal, Juma surta com medo de avião
Na companhia do amado, Juma embarca rumo ao Rio de Janeiro e experimenta novas sensações
Maria Eduarda Fernandes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para Juma, a personagem de Alanis Guilen, tudo é novidade. E assim como na música de Belchior, o medo de avião vai fazer a pantaneira que vira onça tomar ações inesperadas, como visto no capítulo da quarta-feira (11). Juma não esconderá seu medo de viajar de avião, e vai “surtar” completamente ao embarcar.
De onde surgiu essa viagen? Vamos lá: após ter uma longa “DR” com Zé Leôncio envolvendo vários assuntos, Jove — interpretado por Jesuíta Barbosa — se revolta, faz as malas e decide fugir antes mesmo que seu pai o expulsasse de casa. Claro, ele não faria isso sem sua amada.
Assim, o jovem levou Juma ao Rio de Janeiro escondido, em uma espécie de “missão secreta”. Além de embarcar de volta ao Pantanal só para buscar a amada, ele ainda arranjou documentos para ela.
Só que Juma não vê a hora de voltar para a casa após chegar ao Rio de Janeiro. O maior problema será o contato da personagem com a aeronave: “Não entro nessa joça”, afirmou a jovem pantaneira a Jove, que tentou de todas as formas contornar a situação, e conseguiu.
Juma e o avião
Na parte de trás do avião, Juma encarou a janela, descrente em tudo que vê e pasma ao descobrir que um ser humano pode chegar em um ponto tão alto do céu. “O que é aquilo lá?”, questiona ela. “São as mesmas nuvens que você vê lá de baixo, só que vistas do alto”, explica Jove.
Em outro diálogo, Juma fica cismada com o tamanho do Rio. “É água?”, pergunta Juma.
“Claro que é água, Juma!”, responde ele. “Nunca que vi um rio tão pequeno”, diz ela, abismada. “Porque não é um rio, nem uma vazante, nem uma lagoa, é uma piscina. Agora vem, vamos entrar sem fazer barulho, antes que alguém nos veja”, explica Jove.
Vale lembrar que a cena existe na versão original da novela, exibida em 1990. Toda a viagem de Juma ao RJ, a propósito, foi icônica, desde a saída do Pantanal até Campo Grande como o embarque num voo comercial até a Cidade Maravilhosa.
E quem não tem medo de avião?
Viajar de avião, sem dúvidas, foi uma das maiores aventuras que a personagem viveu até o momento, mas surgiu o questionamento: quem nunca teve medo de avião? Afinal, a situação inspirou desde a literatura até a composições, como “Medo de Avião”, do cantor Belchior.
Mas, sim, existem pessoas que sentem um medo além do “normal”, um transtorno conhecido como aerofobia, que é relacionado à ansiedade e que afeta um número enorme de pessoas, geralmente conectado a outras fobias, como medo de altura.
Dicas de como perder medo de avião
O site Melhores Destinos, especializado em viagens, separou algumas dicas práticas para você enfrentar seu medo de avião, confira:
1. Descubra e obstrua os gatilhos que desencadeiam o medo
Descubra o que o assusta e examine como sua reação de ansiedade é desencadeada. Seu objetivo é identificar seus gatilhos específicos, para que você possa gerenciar seu medo e até controlá-lo. Aprender o que o desencadeia facilita a desativação.
2. Conhecimento
A ansiedade prospera com a ignorância e se alimenta de pensamentos catastróficos. Leia e se informe sobre o mundo da aviação. Veja vídeos na internet e documentários sobre segurança dos voos. Familiarize-se com os fatos, pois ajudarão você gerenciar sua ansiedade. As turbulências são tidas como o maior medo dos passageiros. Ainda que seja severa, apesar do desconforto ela irá terminar e você sempre estará seguro. Não esqueça, é claro, de sempre utilizar o cinto de segurança e seguir as orientações da tripulação.
3. Antecipe sua ansiedade
Tente se antecipar ao seu medo. A ansiedade pode ser muito maior que o medo e muito maior do sentimento que você terá durante o voo. Se você conseguir antecipá-la, você se sentirá melhor durante a viagem.
4. Separe o medo do perigo
Muitas vezes é difícil separar a ansiedade do perigo, porque seu corpo reage exatamente da mesma maneira para ambos. Tente intitular o seu medo de ansiedade ao dizer para si mesmo que aquilo é passageiro e que você não está em perigo, apesar de estar passando por uma crise de ansiedade intensa.
5. Viagem confortável
Use roupas confortáveis para minimizar sua sensação de desconforto corporal, leve qualquer medicamento que você precise e mantenha-se hidratado enquanto estiver no avião.
6. Eduque seus companheiros de viagem como ajudá-lo
Outros passageiros precisam saber o que lhe assusta e o que lhe ajuda para lidar com a ansiedade e o medo durante o voo. Como tarefa você deve avisá-los e explicar claramente o que você achar mais útil para aliviar os seus anseios.
7. Se distraia com atividades de interesse
você pode baixar um filme no celular para assistir durante o voo ou instalar jogos no aparelho, pode levar um livro interessante para ler.
(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 7 milhões nesta quinta-feira
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Teste rápido e fórmula infantil gratuita: Sesau institui medidas para prevenir transmissão vertical do HIV
As medidas têm como objetivo prevenir a transmissão do HIV da mãe para o bebê durante a amamentação
Projeto que amplia número de juízes auxiliares na Corregedoria em MS é sancionado por Riedel
Após projeto do judiciário, foi autorizado a ampliação de dois para três o número de juízes auxiliares
Homem é preso por estupro de vulnerável em Sidrolândia
Homem cometeu o crime em Dourados e Sidrolândia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.