Paixão por mesa posta fez Faby virar empresária e melhorar conexão com família em Campo Grande

Ao perceber mudança com os filhos, Fabiana investiu na mesa posta durante a pandemia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Segundo Fabiana
Segundo Fabiana

Você já pensou no poder que uma mesa bonita, decorada e organizada para as refeições pode exercer dentro de casa? Até alguns anos atrás, essa possibilidade parecia absurda para Fabiana Valéria de Lima. Mas foi só ela dar uma chance, que logo a paixão por mesa posta se tornou muito grande em sua vida. Desde então, Faby percebeu melhorias no relacionamento com a família e até transformou a ideia em negócio. 

A empresária, aos 44 anos, atua em Campo Grande e defende que a mesa onde são feitas as refeições é um espaço de conexão e integração. Dessa forma, um ambiente ideal de comunhão e celebração deve ser tratado como tal para criar conexões, praticar o autocuidado e eternizar memórias afetivas. 

Faby é casada há 22 anos, mãe de dois filhos, um de 14 e outro de 18, e trabalhou em gestão ambiental por muito tempo. Autodeclarada ‘romântica radical’, o lado empreendedora foi despertado durante a pandemia de Covid-19. Ela contou ao Jornal Midiamax que foi apresentada ao mundo da mesa posta por meio de uma amiga, mas achava tudo muito surreal na época.

Até que, confinada em casa com os familiares, ela se aventurou a experimentar a famosa magia que todo mundo tanto falava. “A pandemia me trouxe a oportunidade de viver uma experiência diferente e encarada por muitos como ‘modinha’, ‘coisa pra quem não tem o que fazer’ ou ‘coisa de rico’. Contando sobre a experiência que minha família tem através dela, fica quase impossível não se apaixonar também. Trata-se mais de vivência do que de louças sofisticadas”, explica. 

Conexão na família 

Mãe de dois jovens, às vezes, fica difícil de se conectar com os filhos por causa de tantas percepções, personalidades e vivências diferentes. Mas foi justamente essa a experiência principal que cativou Faby na hora de investir no segmento. Foi, então, o momento em que percebeu que a mesa posta poderia exercer uma transformação poderosa dentro do núcleo familiar. 

“No dia que vivenciei isso com meus filhos adolescentes, fiquei surpresa. Só quem vive o dia a dia da Mesa Posta consegue entender. Na mesa, há conexão, há troca de experiências, há motivação. É como se a mesa fosse o Quartel General, onde são preparados para a vida. Na mesa, nos desfazemos de nossos muros e somos livres para sermos quem desejamos ser. Muro são desfeitos, é surpreendente”, explicou. 

Família de Fabiana
Faby afirma que a conexão entre família melhorou após decorar a mesa de refeição em casa (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Depois disso, ela decidiu começar aos poucos sua empresa em meados de 2020. Porém, a demanda foi tão grande, que Faby deixou o emprego para se dedicar 100% ao empreendedorismo.

De hobby à profissão

Apaixonada por receber visitas em casa com sofisticação, Fabiana passou a propagar cada vez mais a ideia até começar a vender acessórios de MDF para decoração de mesas. Ela criou uma loja online (@inlovemesapostams) e, percebendo a alta procura na pandemia, passou a organizar excursões para a Porto Ferreira, em São Paulo, cidade considerada o paraíso das louças e decoração. 

Os principais clientes são amigos e conhecidos que também buscam maior sofisticação na mesa de casa e desejam conhecer o propósito da mesa posta. 

“Quando palestro, ensino, mostro, convido à minha casa, à minha mesa, as pessoas são impactadas por algo tão simples que pode mudar o mundo. Depois recebo relatos das mudanças e é maravilhoso perceber o quanto falar sobre isso, em nossa sociedade, é importante. Somos empurrados para vivermos por nós mesmos, diariamente, cada um na sua “ilha”. A Mesa Posta, diz o contrário:  existimos para viver em comunidade, conectados”, diz Faby, emocionada. 

A empresária ainda afirma que não precisa de muita coisa para fazer bonito na hora de montar uma mesa. 

Dicas para mesa posta em casa

Segundo a especialista, é importante não esperar ‘ter algo ou um dia especial’ para decorar a mesa de casa. “Comece com o que você tem. Mais do que pratos, talheres e copos, a mesa posta é preparar, receber, acolher e amar”, afirma Faby. 

Há também diversas lojas de decorações, físicas e online, para buscar materiais, além de conteúdos na Internet para buscar referências. “Comece hoje, com o que você tem”, conclui a empresária. 

Conteúdos relacionados

idosos 110 anos campo grande