O trabalho é árduo e envolve cerca de 100 homens combatendo o fogo no Pantanal sul-mato-grossense. Nos últimos 12 dias, quando grande parte da tropa já tinha controlado as chamas e agora está na fase de rescaldo, foi a hora de registrar algumas imagens do que estão vivendo. O sargento Pedro Cabral Ponciano, de 36 anos, então teve a ideia de fazer um compilado. A realidade choca ao ver onças fugindo do fogo, mas, também emociona com uma chalana e uma moda caipira como trilha sonora.

“Foi um compilado de 12 dias de trabalho. Estamos com cerca de 100 homens combatendo o fogo aqui. Tem um pouco na região do Nabileque, outro na Serra do Amolar é e outros distribuídos no Porto da Manga e Nhecolândia. Por enquanto, está tudo controlado, mas, estamos monitorando para não surgirem novos focos”, afirmou ao Midiamax o sargento.

Na região, a maioria dos acessos é somente de barco e inclui longas viagens de barco. É neste momento que muitos militares puderam apreciar a paisagem, seja a devastação do fogo ou transporte de gado pelas águas, por exemplo.

Leia também:

Chuva surpreende bombeiros e apaga focos de incêndio em área monitorada no Pantanal

“Foi assim que os colegas foram compartilhando filmagens da onça, de queixadas, onças fugindo da queimada e devastação. Ficamos felizes ao menos em saber que já tínhamos controlado o incêndio e as onças não se machucaram tanto, já que circulavam de um lugar para outro. Neste ano, nosso preparo foi muito mais antecipado e tivemos todo um monitoramento das imagens de satélite, sem falar na tecnologia que usamos, como um GPS que nos faz um mapa em tempo real, não é necessário torre e com isso diminui as chances de alguém se perder aqui”, argumentou.

Por fim, o sargento ressalta a importância do trabalho dos militares e diz que é muito gratificante ver o resultado, com a fauna e flora pantaneiras preservadas. “A corporação fez todo um planejamento, um mapeamento e tudo está dando certo”, finalizou.

Veja o compilado dos vídeos obtido pelo Jornal Midiamax: