O historiador Carlos Magno Amarilha lança nesta terça-feira (24), às 19 horas,  o livro “História de : Gênese de sua fundação (1914-1943)”. A faz um paralelo da cidade desde que ainda era um povo e até os dias. E uma viagem no tempo e nos costumes da maor cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Logo nas primeiras páginas o autor retrata Dourados enquanto um município oriundo do meio da floresta bruta, que se estabeleceu enquanto ponto de encontro dos fazendeiros e produtores da erva mate. O local também servia paragem para os viajantes, que cresceu e se desenvolveu enquanto distrito, depois município. As colônias agrícolas também são abordadas pelo historiador e das colônias agrícolas.

De acordo com o historiador, a história da fundação do município de Dourados é uma das mais extraordinárias do Brasil contemporâneo. “Logo após a do Paraguai, há lutas internas, externas, peleja pelo poder político, batalha de determinado partido político, lutas realizadas pelas armas, embates fratricidas – conhecidas por ‘revoluções' – e contra o poder econômico do monopólio da erva mate da Companhia Matte Laranjeira”, descreve o autor.

No livro, Carlos Amarilha pesquisou a sede, a vila e o povoado, que foi denominado primeiramente de “Patrimônio dos Dourados”, depois “Patrimônio de Dourados “, lugar de uma paragem, dos viajantes, dos carreteiros, das comitivas, enfim, um ponto de descanso. “Igualmente nesse lugar era um ponto de encontro, de um evento cívico, de um baile, de aquisições de remédios, da cachaça, do querosene, das compras em geral. Transformou-se em distrito em 15 de junho de 1914, em 20 de dezembro de 1935 em município e no ano de 1943 em Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND)”, pontua o historiador.

Carlos Amarilha explica que o livro foi dividido em cinco tópicos. O primeiro é sobre a criação do Distrito de Dourados; no segundo sobre a emancipação política e a criação do município; o terceiro tópico elucida as implantações das colônias agrícolas; o quarto pondera os deslizes históricos nas fontes oficiais e, por fim, o quinto tópico aborda o poder simbólico da data cívica do dia 20 de dezembro, aniversário de Dourados.

Com uma veia mais crítica, o historiador afirma que Dourados é o segundo município mais populoso de Mato Grosso do Sul, mas em termos de produção e valorização de sua história pode ser considerada uma cidade que ainda pouco tem feito em comparação a outros municípios do Estado.

No entendimento de Carlos Amarilha, a história da fundação do município de Dourados-MS não é uma pergunta simples de responder, pois apenas os documentos oficiais não traduzem todas as realidades de sua criação. “Há inúmeras possibilidades de respostas sobre os vários eventos ocorridos no passado, diversas fontes são imprescindíveis para o entendimento do contexto histórico”, explica.