Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Obra relata como Dourados se transformou na maior cidade do interior de MS

“História de Dourados Gênese de sua fundação (1914-1943)", será lançada nesta terça-feira
Marcos Morandi -
Lançamento acontece nesta terça, Câmara Municipal (Foto: Reprodução)

O historiador Carlos Magno Amarilha lança nesta terça-feira (24), às 19 horas,  o livro “História de : Gênese de sua fundação (1914-1943)”. A obra faz um paralelo da cidade desde que ainda era um povo e até os dias. E uma viagem no tempo e nos costumes da maor cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Logo nas primeiras páginas o autor retrata Dourados enquanto um município oriundo do meio da floresta bruta, que se estabeleceu enquanto ponto de encontro dos fazendeiros e produtores da erva mate. O local também servia paragem para os viajantes, que cresceu e se desenvolveu enquanto distrito, depois município. As colônias agrícolas também são abordadas pelo historiador e das colônias agrícolas.

De acordo com o historiador, a história da fundação do município de Dourados é uma das mais extraordinárias do Brasil contemporâneo. “Logo após a do Paraguai, há lutas internas, externas, peleja pelo poder político, batalha de determinado partido político, lutas realizadas pelas armas, embates fratricidas – conhecidas por ‘revoluções’ – e contra o poder econômico do monopólio da erva mate da Companhia Matte Laranjeira”, descreve o autor.

No livro, Carlos Amarilha pesquisou a sede, a vila e o povoado, que foi denominado primeiramente de “Patrimônio dos Dourados”, depois “Patrimônio de Dourados “, lugar de uma paragem, dos viajantes, dos carreteiros, das comitivas, enfim, um ponto de descanso. “Igualmente nesse lugar era um ponto de encontro, de um evento cívico, de um baile, de aquisições de remédios, da cachaça, do querosene, das compras em geral. Transformou-se em distrito em 15 de junho de 1914, em 20 de dezembro de 1935 em município e no ano de 1943 em Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND)”, pontua o historiador.

Carlos Amarilha explica que o livro foi dividido em cinco tópicos. O primeiro é sobre a criação do Distrito de Dourados; no segundo sobre a emancipação política e a criação do município; o terceiro tópico elucida as implantações das colônias agrícolas; o quarto pondera os deslizes históricos nas fontes oficiais e, por fim, o quinto tópico aborda o poder simbólico da data cívica do dia 20 de dezembro, aniversário de Dourados.

Com uma veia mais crítica, o historiador afirma que Dourados é o segundo município mais populoso de Mato Grosso do Sul, mas em termos de produção e valorização de sua história pode ser considerada uma cidade que ainda pouco tem feito em comparação a outros municípios do Estado.

No entendimento de Carlos Amarilha, a história da fundação do município de Dourados-MS não é uma pergunta simples de responder, pois apenas os documentos oficiais não traduzem todas as realidades de sua criação. “Há inúmeras possibilidades de respostas sobre os vários eventos ocorridos no passado, diversas fontes são imprescindíveis para o entendimento do contexto histórico”, explica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula promete taxar empresas americanas digitais

Deu certo! Após campanha de mãe, adolescente consegue fazer exame para iniciar tratamento

Com açúcar entre os produtos mais exportados por MS, tarifaço de Trump preocupa setor

psdb geraldo deputado

‘Conciliação e diálogo’, defende Geraldo Resende sobre STF restaurar aumento do IOF

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Com 237 casos de hepatite no 1º semestre de 2025, Sesau reforça a importância de manter a vacina em dia 

Últimas Notícias

Brasil

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

Estudantes estava a caminho do congresso quando aconteceu o acidente

Política

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Senadora Soraya Thronicke (Pode-MS) encaminhou ofícios pedidos ao Governo Federal

Esportes

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

Foi encontrada um diurético capaz de mascarar outras substâncias que poderiam beneficiar a atleta

MidiaMAIS

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Plataforma líder em casos extraconjugais listou 15 cidades brasileiras onde mais traem