Obra de historiador douradense mostra a relação dos intelectuais do MS com o poder

Livro será lançado nesta quinta-feira em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Livro foi concebido a partir de dissertação de mestrado (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (22), historiador douradense, Carlos Magno Mieres Amarilha lança o livro “O poder e os intelectuais: história e identidade em Mato Grosso do Sul”. A obra será apresentada às 19 horas, no IHG-MS  (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul).

Segundo o autor, o livro é resultado da dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a orientação do professor Dr. Eudes Fernando Leite e analisa as construções culturais sul-mato-grossenses realizadas pelos intelectuais membros do IHG-MS e também da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras).

O texto de Carlos Magno aborda a criação das identidades mato-grossenses e sul-mato-grossenses nos períodos de 1918 a 1922 (Cuiabá); 1932 a 1934 (Campo Grande); 1943 a 1946 (Ponta Porã); e de Mato Grosso do Sul (1977 a 2005).

“Nesse sentido, o livro aborda como os ‘intelectuais militantes’, mato-grossenses e sul-mato-grossenses, por meio de entidades divulgam e publicam ‘ícones identitários mato-grossenses e sul-mato-grossenses’ nas representações e nas reapresentações de suas obras”, explica o autor.