Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Novo portal reúne perfis de dramaturgos de todo país e MS está muito bem representado 

Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, o projeto Portal de Dramaturgia, de Vinicius de Souza, entra no ar com 100 perfis de autores brasileiros de teatro.
Leandro Marques -
Leandro Faria Lelo, Cristina Mato Grosso e Dudu Kaiowá estão no portal - Fotos: Reprodução

Lançado no dia 5 de maio pelo dramaturgo, ator, diretor, pesquisador e produtor cultural, Vinicius de Souza, o Portal de Dramaturgia (www.portaldedramaturgia.com) é o novo espaço virtual construído a partir de um mapeamento e seleção de 100 autores e autoras, espalhados pelas cinco regiões brasileiras, que escreveram peças de nos últimos 10 anos no país.  

“O que se apresenta é um primeiro mapa, que não se esgota nessa iniciativa. Os nomes que inauguram o Portal evidenciam, sem dúvida, um recorte rico, sólido e interessante da dramaturgia brasileira, mas ainda é um recorte”, explica Souza. “A nossa produção dramatúrgica é imensa e crescente.” 

A ideia do projeto é que a lista de dramaturgos no Portal possa se expandir, mantendo o público atualizado dos autores em atividade no país e possibilitando redes de interação também com o público internacional. Daqui a um mês, o projeto também contará com uma versão em espanhol, sendo bilíngue. “O intuito é divulgar a dramaturgia brasileira de modo acessível para todos”, comenta. 

A curadoria do Portal é formada por uma comissão diversificada, com importantes nomes da crítica e pesquisa teatral do Brasil e a região Centro-Oeste é representada pelos curadores Carin Louro e Glauber Coradesqui.  

“Começamos o trabalho de curadoria em agosto de 2021 levantando o maior número de nomes possíveis. Tivemos um olhar mais apurado para os municípios do interior de cada estado do Centro Oeste e Distrito Federal. A gente quis apostar na diversidade. A partir desses nomes que apareceram, quisemos ter um olhar amplo para o trabalho desses artistas”, explica Carin Louro. 

Carin Louro e Glauber Coradesqui (fotos: reprodução)

Entre os dramaturgos de Mato Grosso do Sul, estrelam nomes como o indígena Dudu Kaiowá, que é de uma aldeia de , ele tem um grupo de teatro, talvez o primeiro do país formado integralmente por indígenas, todos os atores, diretor, maquiador, todos. 

Ainda falando sobre os artistas de MS, temos Cristina Mato Grosso, a dama da dramaturgia sul-mato-grossense, que trabalhou muito para consolidação da nossa cena. Tem Lígia Prieto, uma artista da nova geração, que é bastante ativa, sempre escrevendo muito, fazendo a montagem dos textos, escrevendo pra outras pessoas. 

Ligia Prieto (Foto: acervo Midiamax)

Faz parte também Leonardo de Castro, também da nova geração, que flerta com o teatro do absurdo, questões políticas e sociais. Leandro Faria Lelo, um artista que começou seu trabalho no MS, tem um trânsito com , tem ligação com a literatura, teatro político, entre outros. 

Dramaturgia brasileira 

No portal, os acessam o perfil de cada um dos autores, com uma apresentação crítica do seu percurso artístico e obra – escrita por curadoras do projeto – um fragmento de um de seus textos, entrevista em áudio sobre seu processo criativo e reflexões teatrais, dados e links para contato.  

Entre os perfis escolhidos, 27% são da região Nordeste, 27% do Sudeste, 17% do Norte, 15% do Centro-Oeste e 14% do Sul. Metade dos perfis são de pessoas brancas e a outra de pretas ou pardas. Dois são indígenas. Em relação aos gêneros, 55% são homens e 38% mulheres, entre cisgêneros, travestis e transexuais; 7% são não-binários ou não se declararam. 

 
SERVIÇO: 

Rumos Itaú Cultural 2019-2020 
@culturadoria e @portaldedramaturgia 
www.portaldedramaturgia.com 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

câmara projetos salário

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Últimas Notícias

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal

Política

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

Comunidades pantaneiras ainda querem debater com a ministra Marina Silva sobre pesca, incêndios florestais e unidades de conservação

Brasil

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Contestações podem ser realizadas até 14 de novembro

Cotidiano

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Ação realizou consultas médicas e exames preventivos de câncer de mama e próstata