Este domingo (14) é uma data muito especial, visto que se comemora o Dia dos Pais! Uma das principais datas responsáveis por movimentar o comércio brasileiro, é também o momento de reunir a família, abrir uma cerveja e, quem sabe, até desfrutar de um delicioso churrasquinho. Afinal, a data merece.
No centro de Campo Grande, moradores aproveitaram a oportunidade para deixar singelas homenagens àqueles que sempre ensinaram tanto. Desde educação até formação de caráter, todos os entrevistados foram unânimes ao afirmar que tudo o que são hoje devem aos ensinamentos dos respectivos pais.
Biomédico, Mateus Queiroz Marquezin afirma que o seu pai, Nilton, é uma pessoa extremamente trabalhadora. Ele contou ao MidiaMAIS que a família veio do interior para realizar tratamento de câncer da mãe em 2014. Desde então, moram na Capital. O jovem de 28 anos sempre se espelhou em Nilton.
“Pai, um beijo! Eu te amo e tenho certeza que a melhor herança que o senhor pode deixar é o caráter e a força para lutar pelos meus sonhos. Obrigado por ser essa pessoa maravilhosa e Feliz Dia dos Pais”, celebrou ele.
De pai para pai
Já Planton Ribeiro, de 61 anos, é pai de um casal e já tem até netos. Ele afirma que a maior alegria da vida deles é ter conseguido educar os filhos e ter oportunizado uma vida boa para ambos, que hoje já seguem o próprio caminho.
“Eu cumpri meu papel, hoje eles têm a profissão deles, estudaram, conseguiram ter uma formação […] é uma alegria ver meus filhos realizados”, diz ele, emocionado.
Apesar de todos os esforços, o aposentado também dá crédito ao pai, já falecido há cerca de 20 anos. Para Planton, ensinamentos perpetuaram até hoje.
“Meu pai deixou para mim a educação, procurou dar obrigação para gente e mostrou como era a vida. Isso foi fundamental porque tudo o que ele me ensinou, eu passei para os meus filhos”, recorda.

Não precisa ter mesmo DNA para ser pai
O significado do termo ‘pai’ vai muito além da genética. Pai é quem cria, está presente e oferece amor, características que não se restringem somente ao DNA. Mackson Ferreira dos Santos é vendedor ambulante e tem 31 anos. Hoje, ele dedicou a homenagem ao padrasto, Marcos.
“Ele faz a função de pai. Eu admiro que ele apoia muito eu e minha mãe e também nos ajuda”, afirma.
Comemoração em família
Na Capital, há também aquelas pessoas que estão se preparando para se reunir em família e celebrar o Dia dos Pais com todo mundo. A Jessica Moreira Gauto, 31 anos, é operadora de máquinas e já garantiu o presente do pai.
Ela afirmou ao MidiaMAIS que neste domingo (14) a família estará toda reunida para comer churrasco e, claro, tomar uma cervejinha. A reunião já é tradição por lá. Questionada sobre o que admira no pai, ela lista várias características.

“Eu amo muito ele, ele é meu herói, meu amigo e meu parceiro de todas as horas […] ele sempre me ensinou a ser responsável por tudo, além de buscar pelos meus sonhos. É isso que eu estou fazendo”, conta, emocionada.
A cozinheira Rosa Maria Medina da Silva, 40 anos, também vai aproveitar o domingo ao lado dos parentes e dessa vez será ainda mais especial: é a primeira vez que ela vai passar a data ao lado do pai depois de muitos anos, visto que ele mora em outro Estado.
“Eu quero que ele aproveite bastante esse dia comigo. Eu amo ele, a educação que ele me deu moldou meu caráter. Tudo o que eu sou hoje eu devo a ele”, conclui.
Fale com o MidiaMAIS!
Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.